TECENDO MEMÓRIAS DO IDOSO TRABALHADOR E DA IDOSA TRABALHADORA

Autores

  • Sílvia Helena Castro Bessa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Avançado de Pau dos Ferros - CAPF.
  • Iandra Fernandes Caldas Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Avançado de Pau dos Ferros - CAPF.
  • Cícero Nilton Moreira da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Avançado de Pau dos Ferros - CAPF.

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3368

Palavras-chave:

Memórias, Idosos, História oral, Envelhecimento

Resumo

Este tecer de memórias é um estudo realizado com idosos de 71 e 72 anos de idade, que residiram do ano de 1950 a 2018 na vila Cantinho dois, Município de Encanto - RN, e só após essa data migraram para a zona urbana de Pau dos Ferros, que fica no mesmo Estado. Assim objetivamos identificar se as vivências dos idosos nos anos de 1969 a 1971 ainda se faziam presentes ou eram algo que eles não queriam relembrar devido às dificuldades enfrentadas na época. Dessa forma, a pesquisa é de abordagem qualitativa; quanto aos procedimentos, utiliza a revisão bibliográfica e o estudo de campo, assim como a história oral por meio da entrevista individual. Concluímos que, apesar das dificuldades mencionadas, os idosos aqueceram o coração ao lembrar-se de suas vivências, e que falar de sua história de vida é sempre um “sentar que lá se vem muitas histórias”.

Biografia do Autor

Sílvia Helena Castro Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Avançado de Pau dos Ferros - CAPF.

Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Avançado de Pau dos Ferros - CAPF (2021). Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGE (2022) e bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

Iandra Fernandes Caldas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Avançado de Pau dos Ferros - CAPF.

Doutora em Letras pelo PPGL/CAPF/UERN, Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação - POSEDUC/UERN, Especializada em Psicopedagogia pela FVJ/CE, Pós Graduação em Literatura e Estudos Culturais CAPF/UERN, Graduada em PEDAGOGIA pelo CAPF/UERN, Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pelo CAPF/UERN. Professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Avançado de Pau dos Ferros - CAPF, no Departamento de Educação - DE.

Cícero Nilton Moreira da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Avançado de Pau dos Ferros - CAPF.

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará, Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente cursa Pós-doutorado junto ao Programa de Pós-graduação em Geografia (PROPGEO/UECE). Atua como Professor adjunto do quadro permanente, do Departamento de Geografia do Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF), na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

13-07-2023

Como Citar

CASTRO BESSA, Sílvia Helena; CALDAS, Iandra Fernandes; MOREIRA DA SILVA, Cícero Nilton. TECENDO MEMÓRIAS DO IDOSO TRABALHADOR E DA IDOSA TRABALHADORA. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 1, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3368. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3368. Acesso em: 23 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos