PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALGUNS PONTOS PARA REFLEXÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3379

Palavras-chave:

Pedagogia Universitária, Docência universitária, Formação de Professores.

Resumo

Neste ensaio discute-se as especificidades da pedagogia universitária nos cursos de formação de professores em nível de licenciatura, identificando as possibilidades de constituir práticas que favoreçam o desenvolvimento profissional dos discentes. Parte-se do pressuposto que muitos licenciados já possuem vivências na área da educação, fazendo com que possuam saberes experienciais que constituem seus modos de ser e pensar a docência. Neste viés, a aula universitária precisa ser pensada como um espaço em que os saberes da experiência sejam objeto de reflexão e análise, a fim de tornarem-se um saber da ação pedagógica. Torna-se necessário que o docente, no Ensino Superior, seja o mediador deste processo, encontrando estratégias que permitam aos licenciandos estabelecerem relações significativas com o saber das ciências da educação. A fim de alcançar este objetivo, neste artigo propõe-se três princípios didático-pedagógicos que podem embasar a docência universitária: significatividade, continuidade e reconstrutividade.

Biografia do Autor

Mateus Lorenzon, Universidade de Passo Fundo - UPF

Graduado em Pedagogia - UNIVATES. Mestre em Ensino - UNIVATES. Discente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - UPF. Bolsista do Programa de Suporte à Pós Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior - PROSUC/CAPES. Professor da Rede Pública de Ensino - Lajeado/RS e Arroio do Meio/RS. 196532@upf.br

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Pós-Doutorado (bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (2012), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), especialização em Epistemologia das Ciências Sociais (1993) e graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (1989). Atualmente é professor titular III e pesquisador da Universidade de Passo Fundo desde 1992. É professor do corpo docente permanente do Mestrado e Doutorado em Educação (desde 2008) atuando na linha de Políticas Educacionais.

Downloads

Publicado

13-07-2023

Como Citar

LORENZON, Mateus; FÁVERO, Altair Alberto. PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALGUNS PONTOS PARA REFLEXÃO. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 1, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3379. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3379. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos