HISTÓRIA EM QUADRINHOS SOBRE O BIOMA PAMPA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3382

Palavras-chave:

Aprendizagem ativa, gibi, recurso didático.

Resumo

O uso das Histórias em Quadrinhos nas aulas de Ciências permite abordar os conteúdos de maneira lúdica, proporcionando a aprendizagem dos conteúdos científicos e estimulando a leitura, que por muitas vezes é uma habilidade negligenciada nesta área do conhecimento. Na presente pesquisa foram utilizadas Histórias em Quadrinhos como recurso didático no Ensino Fundamental, em uma turma de 5º ano, de uma escola do município de Dom Pedrito, na região da Campanha Gaúcha no Rio Grande do Sul. A avaliação da aprendizagem consistiu na comparação das respostas dos alunos no início e final da intervenção didática a partir de um questionário sobre o Bioma Pampa com perguntas abertas, além disso, foram considerados os registros realizados por eles nos portfólios durante a intervenção. A análise dos dados contemplou uma abordagem qualitativa através da análise de conteúdo e de rubricas avaliativas. A partir dos resultados obtidos foi possível verificar que os alunos se apropriaram dos conceitos sobre o Bioma Pampa. A proposta apresentada neste trabalho contribui com as pesquisas sobre recursos didáticos que possibilitam uma postura ativa dos alunos no processo de ensino aprendizagem, através de estímulos a autonomia do aluno e ao trabalho em grupo.

Biografia do Autor

Camila Aparecida Tolentino Cicuto, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP); Docente em cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Federal do Pampa.

Downloads

Publicado

13-07-2023

Como Citar

MACHADO, Bianca Larrea; MOREIRA, Cassiano Lopes; JONER, Guilherme; CICUTO, Camila Aparecida Tolentino. HISTÓRIA EM QUADRINHOS SOBRE O BIOMA PAMPA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 1, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3382. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3382. Acesso em: 23 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos