DOMÍNIOS DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO MOBILIZADOS EM UM GRUPO DE ESTUDOS EM GEOMETRIA: UMA ANÁLISE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3405

Palavras-chave:

Desenvolvimento Profissional Docente, Formação de Professores, Colaboração.

Resumo

Entendendo o potencial pedagógico de grupos de estudos como espaços de colaboração e aprendizagem docente, este trabalho tem por objetivo analisar como ocorre a mobilização de diferentes domínios do Conhecimento Matemático para o Ensino pelos participantes de um grupo de estudos em Geometria em seus encontros, buscando traçar possíveis contribuições desta área na formação de seus integrantes. Para tal, foram analisados 31 encontros videogravados do grupo em questão a partir da Base do Conhecimento Matemático para o Ensino, tendo como indicadores as questões balizadoras da análise do conhecimento. Constatou-se que a participação do grupo de estudos possibilitou a mobilização dos seis domínios do conhecimento propostos no quadro teórico. Estão menos presentes os relacionados ao Conhecimento do Conteúdo no Horizonte e ao Conhecimento do Conteúdo e do Currículo. A partir desta experiência, entende-se que a participação no grupo pode possibilitar o desenvolvimento profissional dos seus participantes, tendo em vista que a construção colaborativa das propostas desenvolvidas pelo grupo promove a troca, a revisão de conhecimentos já estabelecidos e a aprendizagem de novos conhecimentos e estratégias que são mobilizados em todos os seus encontros.

Biografia do Autor

Gabriel de Oliveira Soares, Universidade Franciscana

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Docente da Faculdade Antonio Meneghetti.

José Carlos Pinto Leivas, UFN

Doutor em Educação. Docente da Universidade Franciscana.

Downloads

Publicado

13-07-2023

Como Citar

SOARES, Gabriel de Oliveira; LEIVAS, José Carlos Pinto. DOMÍNIOS DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO MOBILIZADOS EM UM GRUPO DE ESTUDOS EM GEOMETRIA: UMA ANÁLISE. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 1, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3405. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3405. Acesso em: 25 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos