ENTRE O PEDAGÓGICO E O ESCOLAR: OS (DES)CAMINHOS DA COORDENAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL NO ESTADO DO CEARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3409

Palavras-chave:

Coordenação Pedagógica/Escolar, Formação, Identidade Profissional.

Resumo

Resumo: Este texto aborda a coordenação escolar desenvolvida no estado do Ceará e os diversos atravessamentos à constituição de sua identidade profissional. As análises traçadas, a partir de um levantamento bibliográfico e documental, indicam que, no cenário educacional em questão, a simplificação da formação e a falta de clareza quanto às atribuições comprometem duas dimensões fundamentais para a profissionalização do coordenador: os saberes e fazeres pedagógicos. O texto ainda apresenta como a coordenação no Ceará passou de pedagógica para escolar e, sob a influência de legislações nacionais, além da nomenclatura do pedagógico, foi também se exaurindo de qualquer relação com as atividades diretamente ligadas aos docentes, discentes e ao processo de ensino e aprendizagem. Em decorrência disso, a maioria dos coordenadores cearenses, na atualidade, são licenciados em outras áreas do conhecimento, que de conhecimentos pedagógicos possuem apenas os adquiridos em suas licenciaturas ou com as experiências na condição de professor. Para reverter essa situação e caminhar no sentido de sua profissionalidade, o texto propõe uma formação contínua para a coordenação, centrada na Pedagogia como ciência da educação, referenciada e socialmente engajada, como o aporte dos saberes necessários ao coordenador, ao mesmo tempo em que estabelece a formação contínua docente, no ambiente escolar, como um dos principais fazeres desse profissional.

Biografia do Autor

Cleomar Maciel Araújo Vieira, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública, pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista em Educação a Distância, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor e Coordenador Escolar da Rede Estadual de Ensino do Ceará. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação Docente (GEPEFD)/UFPB.

Janine Marta Coelho Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (2000); Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB (1992), Professora Titular, Classe E, UFPB. Fez pós-doutorado em Psicologia da Educação pela PUC/SP. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação Docente (GEPEFD)/UFPB; atuando no Programa de Pós Graduação stricto sensu em Educação/Mestrado e Doutorado. É professora da linha de Políticas Educacionais do PPGE/UFPB.

Downloads

Publicado

13-07-2023

Como Citar

ARAÚJO VIEIRA, Cleomar Maciel; COELHO RODRIGUES, Janine Marta. ENTRE O PEDAGÓGICO E O ESCOLAR: OS (DES)CAMINHOS DA COORDENAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL NO ESTADO DO CEARÁ. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 1, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3409. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3409. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos