EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ELEMENTOS AFRO- BRASILEIROS E INTERCULTURAIS NO CURRÍCULO INTEGRADO
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3446Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Cultura afro-brasileira, Currículo integradoResumo
Este artigo objetiva contribuir para o debate acadêmico, didático e pedagógico sobre a organização curricular de temas culturais afro-brasileiros no ensino médio integrado, com pretensão a uma formação geral do aluno. Será analisado o Projeto Pedagógico do curso técnico integrado de Meio Ambiente a respeito dos elementos/conteúdos afro-brasileiros organizados no projeto pedagógico de curso do ensino médio integrado. Para esse fim, faz-se o seguinte questionamento que orienta seu desenvolvimento: de que modo os elementos/conteúdos afro-brasileiros estão presentes e organizados no Projeto Pedagógico de cursos técnicos de nível médio de uma instituição federal do interior do estado do Maranhão? Nossa investigação será feita com base nos seguintes objetivos: (i) identificar e descrever a presença de elementos e temas culturais afro-brasileiros nas disciplinas curriculares do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Meio ambiente; (ii) averiguar a inter-relação desses elementos e temas com o conteúdo das disciplinas da organização curricular. Para tanto, realizamos o estudo a partir de revisão bibliográfica relevante ao tema, bem como a análise documental que é o próprio projeto do curso. A pesquisa demonstra que apesar de constar na organização curricular do Projeto Pedagógico do Curso, as leis que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, nos ementários das disciplinas, esses conteúdos são apresentados de forma periférica e não especifica sobre o que se vai abordar e nem como serão trabalhados.Downloads
Publicado
13-07-2023
Como Citar
DO VALE, Carmina Viana de Paula; MALDANER, Jair José; RYTHOWE, Marcelo; CAVALCANTE, Rivadávia Porto; SOARES, Khellen Cristina Pires Correia. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ELEMENTOS AFRO- BRASILEIROS E INTERCULTURAIS NO CURRÍCULO INTEGRADO. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 1, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3446. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3446. Acesso em: 26 jul. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2023 Carmina Viana de Paula do Vale, Jair José Maldaner, Marcelo Rythowe, Rivadávia Porto Cavalcante, Khellen Cristina Pires Correia Soares
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.