EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ELEMENTOS AFRO- BRASILEIROS E INTERCULTURAIS NO CURRÍCULO INTEGRADO

Autores

  • Carmina Viana de Paula do Vale Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins http://orcid.org/0000-0001-5916-3435
  • Jair José Maldaner
  • Marcelo Rythowe
  • Rivadávia Porto Cavalcante
  • Khellen Cristina Pires Correia Soares

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3446

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Cultura afro-brasileira, Currículo integrado

Resumo

Este artigo objetiva contribuir para o debate acadêmico, didático e pedagógico sobre a organização curricular de temas culturais afro-brasileiros no ensino médio integrado, com pretensão a uma formação geral do aluno. Será analisado o Projeto Pedagógico do curso técnico integrado de Meio Ambiente a respeito dos elementos/conteúdos afro-brasileiros organizados no projeto pedagógico de curso do ensino médio integrado. Para esse fim, faz-se o seguinte questionamento que orienta seu desenvolvimento: de que modo os elementos/conteúdos afro-brasileiros estão presentes e organizados no Projeto Pedagógico de cursos técnicos de nível médio de uma instituição federal do interior do estado do Maranhão? Nossa investigação será feita com base nos seguintes objetivos: (i) identificar e descrever a presença de elementos e temas culturais afro-brasileiros nas disciplinas curriculares do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Meio ambiente; (ii) averiguar a inter-relação desses elementos e temas com o conteúdo das disciplinas da organização curricular. Para tanto, realizamos o estudo a partir de revisão bibliográfica relevante ao tema, bem como a análise documental que é o próprio projeto do curso. A pesquisa demonstra que apesar de constar na organização curricular do Projeto Pedagógico do Curso, as leis que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, nos ementários das disciplinas, esses conteúdos são apresentados de forma periférica e não especifica sobre o que se vai abordar e nem como serão trabalhados.

Biografia do Autor

Carmina Viana de Paula do Vale, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Área: Ensino Ensino de literatura afro-brasileira: Por uma prática intercultural na Educação Profissional e Tecnológica

Downloads

Publicado

13-07-2023

Como Citar

DO VALE, Carmina Viana de Paula; MALDANER, Jair José; RYTHOWE, Marcelo; CAVALCANTE, Rivadávia Porto; SOARES, Khellen Cristina Pires Correia. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ELEMENTOS AFRO- BRASILEIROS E INTERCULTURAIS NO CURRÍCULO INTEGRADO. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 1, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3446. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3446. Acesso em: 23 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos