PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA SOBRE ÉTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3459

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino, Ética.

Resumo

O conhecimento adquirido pelo aluno deveria ser decorrente de um processo interativo que exige reflexão, discussão e tomada de decisões. Assim, é importante que o professor desenvolva uma postura dialógica em suas aulas, promovendo debates, trazendo situações-problemas para que o aluno possa participar com suas próprias ideias. Portanto, este artigo propõe-se a investigar a percepção que os alunos do 6° e 8° ano do ensino fundamental de uma escola pública têm sobre Ética, no qual foi proposto um trabalho de discussão em grupo, por meio da estratégia de ensino tempestade cerebral e utilização de imagens. Pode-se inferir que as atividades foram produtivas, tornando a aula mais interessante, possibilitando um maior envolvimento da turma, fortalecendo os processos de ensino e aprendizagem. Foi possível perceber o interesse dos alunos em demonstrar o que seria Ética, ou seja, a importância de se ter consciência do que é certo ou errado e analisar as consequências dos atos realizados. É imprescindível reconhecer o conhecimento dos alunos e ao valorizá-lo possibilitar a sua evolução e interação com o conhecimento técnico-científico aprendido na Escola.

Biografia do Autor

Patricia Franzoni, Universidade Federal do Rio Grande (FURG, Rio Grande, RS, Brasil)

Doutora em Ensino (UNIVATES), Mestra em Economia (UFPB/ João Pessoa), Bacharel em Ciências Econômicas (FURG). Docente do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade e Graduação em Ciências Econômicas (FURG, Rio Grande, RS, Brasil). Email: patriciafranzoni@furg.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7323-0964

Marli Teresinha Quartieri, UNIVATES (Lajeado, RS, Brasil)

Doutora em Educação (UNISINOS), Bolsista de Produtividade de Pesquisa (CNPq – Nível 2). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Ensino de Ciências Exatas, e da Graduação em Matemática (UNIVATES, Lajeado, RS, Brasil). Email: mtquartieri@univates.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9621-3830

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

FRANZONI, Patricia; QUARTIERI, Marli Teresinha. PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA SOBRE ÉTICA. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3459. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3459. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos