A AFETIVIDADE E O TRABALHO EDUCATIVO: IMPLICAÇÕES NA CONSTITUIÇÃO DA PERSONALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3514Palavras-chave:
Aprendizagem, formação humana, relações afetivasResumo
Este estudo tem como principal objetivo investigar algumas implicações das relações afetivas no desenvolvimento do trabalho educativo para a formação da personalidade. A pesquisa é de natureza qualitativa e está configurada na modalidade de Estudo de Caso. A investigação utilizou como instrumentos de produção de dados questionário e entrevista desenvolvidos junto a um grupo de sete professores que trabalham na Educação Básica na rede pública estadual do Rio Grande do Sul (RS). Os dados foram organizados pela Análise Textual Discursiva (ATD) e discutidos com apoio teórico no referencial da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. Na análise foram discutidos resultados relacionados especialmente à categoria afetividade. Os dados sinalizam a relevância das relações afetivas para a aprendizagem e para a formação humana. A afetividade é um elemento significativo do trabalho educativo e implica desenvolvimento da personalidade. O estudo mostra que as relações afetivas precisam ser pensadas a fim de favorecer a formação integral dos estudantes. O trabalho educativo com afetividade requer dos professores um exercício de apropriação de conhecimentos teóricos e práticos e de transformação humana e profissional.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
29-12-2023
Como Citar
WYZYKOWSKI, Tamini; FRISON, Marli Dallagnol. A AFETIVIDADE E O TRABALHO EDUCATIVO: IMPLICAÇÕES NA CONSTITUIÇÃO DA PERSONALIDADE. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3514. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3514. Acesso em: 8 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2023 Tamini Wyzykowski, Marli Dallagnol Frison
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.