A CONFLUÊNCIA DAS DIDÁTICAS NAS PRÁTICAS DOCENTES: UM OLHAR SOBRE AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.3943Palavras-chave:
Didática; Tecnologias educacionais; Práticas docentes; Formação de professores; Educação pública.Resumo
O presente artigo resulta de um estudo bibliográfico em torno da confluência de diferentes abordagens didáticas nas práticas docentes, com olhar voltado para as tecnologias educacionais. O estudo apresenta propostas didáticas e teorias educacionais desafiadoras, apontando as possibilidades vivenciadas por educadores, especialmente, em escolas públicas, ao associar novas tecnologias educacionais nas propostas de ensino. O olhar crítico e reflexivo revela que, embora as ferramentas tecnológicas enriqueçam as práticas pedagógicas, sua práxis concreta em sala de aula está condicionada a duas vertentes iniciais: a formação contínua dos docentes e a disponibilidade de recursos e infraestrutura adequados. O estudo releva a necessidade de políticas educacionais que qualifiquem o uso das tecnologias educacionais nas salas de aula, garantindo que elas não sejam apenas um complemento, mas um elemento central na construção de uma educação mais interativa e inclusiva. Por fim, o trabalho sugere que o uso consciente e crítico das tecnologias no ensino pode contribuir para uma educação que prepare os alunos para os desafios do século XXI.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sebastiao Fabiano de Queiroz Souza, Sheyla Maria Fontenele Macedo, Gilcilene Lélia Souza do Nascimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
