A CONFLUÊNCIA DAS DIDÁTICAS NAS PRÁTICAS DOCENTES: UM OLHAR SOBRE AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Sebastiao Fabiano de Queiroz Souza UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Sheyla Maria Fontenele Macedo
  • Gilcilene Lélia Souza do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.3943

Palavras-chave:

Didática; Tecnologias educacionais; Práticas docentes; Formação de professores; Educação pública.

Resumo

O presente artigo resulta de um estudo bibliográfico em torno da confluência de diferentes abordagens didáticas nas práticas docentes, com olhar voltado para as tecnologias educacionais. O estudo apresenta propostas didáticas e teorias educacionais desafiadoras, apontando as possibilidades vivenciadas por educadores, especialmente, em escolas públicas, ao associar novas tecnologias educacionais nas propostas de ensino. O olhar crítico e reflexivo revela que, embora as ferramentas tecnológicas enriqueçam as práticas pedagógicas, sua práxis concreta em sala de aula está condicionada a duas vertentes iniciais: a formação contínua dos docentes e a disponibilidade de recursos e infraestrutura adequados. O estudo releva a necessidade de políticas educacionais que qualifiquem o uso das tecnologias educacionais nas salas de aula, garantindo que elas não sejam apenas um complemento, mas um elemento central na construção de uma educação mais interativa e inclusiva. Por fim, o trabalho sugere que o uso consciente e crítico das tecnologias no ensino pode contribuir para uma educação que prepare os alunos para os desafios do século XXI.

Downloads

Publicado

08-08-2025

Como Citar

SOUZA, Sebastiao Fabiano de Queiroz; FONTENELE MACEDO, Sheyla Maria; SOUZA DO NASCIMENTO, Gilcilene Lélia. A CONFLUÊNCIA DAS DIDÁTICAS NAS PRÁTICAS DOCENTES: UM OLHAR SOBRE AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS. Revista Signos, Lajeado, RS, v. 46, n. 1, 2025. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.3943. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3943. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos