PERSPECTIVAS PARA A ESCRITA ORTOGRÁFICA APÓS O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.3945Palavras-chave:
Ensino, Ortografia, Ensino Remoto EmergencialResumo
Em 2020, com a pandemia do coronavírus, escolas foram fechadas, adotando o Ensino Remoto Emergencial (ERE) como meio mantenedor do ensino formal. Após, notou-se aumento na quantidade de erros ortográficos no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, o que provavelmente teve relação com o ERE (Vignoli-Lacerda, 2024). As sequelas podem prejudicar a consolidação da escrita e aprofundar dúvidas ortográficas. Assim, fizemos a revisão bibliográfica de autores-referência (Lemle, 1988; Morais, 1998; Soares, 2020) e propusemos a Teoria dos Múltiplos Padrões Integrados – IMP (Treiman; Kessler, 2014) como embasamento teórico para o trabalho ortográfico em sala de aula, objetivando auxiliar no ensino-aprendizagem da ortografia, principalmente no contexto após o ERE. Como conclusão, temos que os educandos podem se beneficiar na aprendizagem de palavras regulares e irregulares com o entendimento e a utilização dos padrões da língua , tornando a escrita menos arbitrária (Treiman; Kessler, 2014).
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