OS IMPACTOS DAS AÇÕES HUMANAS NO PLANETA TERRA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR EM UM MUSEU INTERATIVO
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.3963Palavras-chave:
Modelagem, Museu Interativo, Proposta de Ensino, Educação AmbientalResumo
Este artigo apresenta uma análise de uma proposta de ensino desenvolvida tendo como recurso pedagógico um museu interativo. Tem como objetivo compreender as contribuições da utilização da Modelagem em Ciências e Matemática como método de ensino para a alfabetização científica acerca dos impactos das ações humanas no planeta Terra, a partir da visita ao Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. A proposta foi elaborada e desenvolvida em uma turma de estudantes de sétimo e nono ano do Ensino Fundamental, perfazendo as três etapas da Modelagem Matemática, na perspectiva de Biembengut (2016): sensibilização; compreensão; validação. Por meio de dois questionários foram coletados dados, analisados com base no método da Análise Textual Discursiva, conforme Moraes e Galiazzi (2013). Da análise das respostas dadas pelos estudantes emergiram 16 categorias finais as quais evidenciam que os experimentos interativos presentes no museu, tornaram a aprendizagem dos estudantes mais dinâmica criando condições para reflexões sobre os conceitos abordados. Mostra o desenvolvimento da alfabetização científica, após a aplicação das atividades, uma vez que os estudantes foram capazes de ter narrativas por meio das quais evidenciaram entender o funcionamento dos fenômenos, não reproduzindo apenas o que escutam no dia a dia, mas utilizando respostas mais elaboradas se referindo a conceitos que entendiam de forma abstrata com uma linguagem científica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diodana Negrini Lisboa , Paulo Diego de Oliveira Navossat, Scheila da Rosa Rocha Serafim, Isabel Cristina Machado de Lara

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
