IDENTIDADE E DIFERENÇA: APROXIMAÇÕES E TENSIONAMENTOS SOBRE O PESQUISAR COM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NO CONTEXTO AMAZÔNICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.3987

Palavras-chave:

Identidade, Diferença, Experiência

Resumo

A partir de uma abordagem qualitativa, este artigo propõe apresentar as análises realizadas a partir de um estudo bibliográfico produzido durante o ano de 2022 e 2024 junto à disciplina de Orientação e Atividades de Pesquisa I, II, III e IV. Apoia-se na contribuição pós-crítica e no campo dos Estudos Culturais, enquanto mecanismos teórico-metodológicos que permitem pensar os tensionamentos que as narrativas de autores e autoras propuseram discutir sobre os conceitos de identidade e diferença. Por meio das nossas vivências, das leituras, das anotações, dos estudos realizados e de nossas aproximações com as professoras alfabetizadoras durante a pesquisa, produzimos tensionamentos reflexivos que foram potencializados neste contexto a partir dos elementos que constituem não apenas o fazer docente, mas nossas identidades, que se mostram duvidosas, marcadas pela diferença.

Biografia do Autor

Rozane Alonso Alves, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (2012), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e Doutorado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2017). Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Métodos e Técnicas (DMT) na Faculdade de Educação (FACED). Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH/UFAM).

E-mail: rozanealonso@ufam.edu.br  Lattes: http://lattes.cnpq.br/7271103372811887 ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1401-5556

Downloads

Publicado

08-08-2025

Como Citar

DUTRA PINTO, Antonia Fernanda; ALONSO ALVES, Rozane. IDENTIDADE E DIFERENÇA: APROXIMAÇÕES E TENSIONAMENTOS SOBRE O PESQUISAR COM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NO CONTEXTO AMAZÔNICO. Revista Signos, Lajeado, RS, v. 46, n. 1, 2025. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.3987. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3987. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos