O MÉTODO NA PESQUISA ACADÊMICA: DINÂMICAS EM MEIO À PERSPECTIVA DA DIFERENÇA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.3992

Palavras-chave:

Pesquisa acadêmica, Método, Diferença

Resumo

Com vistas à problematização da concepção de método dentro da pesquisa acadêmica em educação, o artigo “O método na pesquisa acadêmica: dinâmicas em meio à perspectiva da diferença” é disparado pela problemática de “como circundam as aberturas para criação de métodos pela Diferença?”. Trata-se de um estudo transbordado pelos diálogos, entre outros autores, com Gilles Deleuze e Félix Guattari (2011) e Sandra Mara Corazza (2016; 2020), estabelecendo planos para pensar o método dentro da pesquisa acadêmica; (re)pensá-lo como maleável; seus possíveis de aberturas; e estratégias de, com o método, pensar a pesquisa como possibilidade de provocar tensionamentos às visões cartesianas e positivistas em vias da Filosofia da Diferença, além de tecer sobre estratégias de transcriação na pesquisa acadêmica que flertem com a expressão linguística, imagética e literária para a construção de métodos fluídos e singulares para cada tipo de estudo. Em meio à revisão de literatura de conceitos-chave para a pesquisa em educação pela diferença, o estudo aborda como a noção de rizoma, de metodosofia e de transcriação circundam as aberturas para pesquisas que possam criar seus métodos heterogênicos e singulares.

Biografia do Autor

Patrícia dos Santos Costa de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Patrícia dos Santos Costa de Oliveira é Pedagoga. Psicóloga e Advogada. Mestra em Educação  pela Universidade de Caxias do Sul. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Coordenadora Pedagógica da Educação Básica. 

 

Downloads

Publicado

08-08-2025

Como Citar

OLIVEIRA, Patrícia dos Santos Costa de. O MÉTODO NA PESQUISA ACADÊMICA: DINÂMICAS EM MEIO À PERSPECTIVA DA DIFERENÇA. Revista Signos, Lajeado, RS, v. 46, n. 1, 2025. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.3992. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3992. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos