O MÉTODO NA PESQUISA ACADÊMICA: DINÂMICAS EM MEIO À PERSPECTIVA DA DIFERENÇA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.3992Palavras-chave:
Pesquisa acadêmica, Método, DiferençaResumo
Com vistas à problematização da concepção de método dentro da pesquisa acadêmica em educação, o artigo “O método na pesquisa acadêmica: dinâmicas em meio à perspectiva da diferença” é disparado pela problemática de “como circundam as aberturas para criação de métodos pela Diferença?”. Trata-se de um estudo transbordado pelos diálogos, entre outros autores, com Gilles Deleuze e Félix Guattari (2011) e Sandra Mara Corazza (2016; 2020), estabelecendo planos para pensar o método dentro da pesquisa acadêmica; (re)pensá-lo como maleável; seus possíveis de aberturas; e estratégias de, com o método, pensar a pesquisa como possibilidade de provocar tensionamentos às visões cartesianas e positivistas em vias da Filosofia da Diferença, além de tecer sobre estratégias de transcriação na pesquisa acadêmica que flertem com a expressão linguística, imagética e literária para a construção de métodos fluídos e singulares para cada tipo de estudo. Em meio à revisão de literatura de conceitos-chave para a pesquisa em educação pela diferença, o estudo aborda como a noção de rizoma, de metodosofia e de transcriação circundam as aberturas para pesquisas que possam criar seus métodos heterogênicos e singulares.
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