ALFABETIZAR: (INTER)AÇÕES DIALÓGICAS E SABER-FAZER DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.3994Palavras-chave:
Alfabetização, Saberes-fazeres, PlanejamentoResumo
Este artigo objetiva analisar o saber-fazer docente no contexto pós-pandemia em Alagoas. Busca-se compreender: como os professores estão mobilizando os seus saberes-fazeres no desenvolvimento de suas práticas durante o processo de alfabetização? Metodologicamente, esta pesquisa enquadra-se em uma investigação quanti-qualitativa (Sampieri; Collado; Lucio, 2013) por articular resultados de um survey aliados aos dados produzidos a partir de grupos focais (Gatti, 2005). O grupo focal foi realizado com seis professores alfabetizadores do estado de Alagoas, corpus coletado no contexto da pesquisa do Coletivo AlfaRede. Os resultados apontam que os professores mobilizaram saberes e, na atuação dos seus saberes-fazeres, engajaram-se diante das novas necessidades de adaptações e transformações escolares exercendo um papel fundamental em busca do aprendizado dos estudantes no atual cenário educacional.
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Copyright (c) 2025 Adriana Cavalcanti dos Santos, Érica Raiane de Santana Galvão, Jânio Nunes dos Santos, Viviane Caline de Souza Pinheiro

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