ENTRE O CHÃO DA ESCOLA E O QUARTO DE DESPEJO: A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4087Palavras-chave:
variação linguística, preconceito linguístico, diversidade cultural, escolaResumo
A variação linguística é um fenômeno presente na sociedade em que se vive, dado o fato de que a língua não é estática e nem falada da mesma forma em todos os lugares. Cada variação linguística carrega consigo traços históricos, sociais e culturais. O trabalho ora em pauta tem como objetivo geral refletir sobre a valorização das variedades linguísticas na escola como forma de respeito à diversidade e identidade social do outro. A pergunta que norteia o estudo é: como a valorização da variação linguística no ambiente escolar, a partir da obra Quarto de Despejo: diário de uma favelada, pode contribuir para o respeito e o (re)conhecimento das diversas culturas presentes na sociedade? E se justifica na medida em que pode colaborar na construção de uma educação mais justa e respeitosa. Com abordagem qualitativa e de caráter bibliográfico, a pesquisa fundamenta-se em autores que dissertam sobre o tema, entre eles Alckmin (2001), Antunes (2014), Bagno (2015), Possenti (2006), Saavedra (2021) e a obra Quarto de Despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus. Assim, integrar as variedades linguísticas na escola não apenas amplia e enriquece o repertório dos alunos, como também fortalece os laços de empatia e compreensão entre os indivíduos.
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