REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DISCENTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O QUE É SER PROFESSOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4091

Palavras-chave:

Representações sociais, Formação docente, BNCC, Educação Física, Escola

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar as representações sociais de acadêmicos do curso de Educação Física sobre o que é ser professor de Educação Física, numa perspectiva psicossocial. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como referencial teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais (TRS) de Serge Moscovici, a partir de uma abordagem estruturalista. Participaram 36 acadêmicos de um curso de graduação em Educação Física localizado na zona oeste do Rio de Janeiro. Para a coleta de dados, aplicou-se o Teste de Associação Livre de Palavras. Os resultados evidenciaram que as representações sociais dos acadêmicos são multifacetadas, combinando elementos centrais e periféricos que refletem a complexidade da formação inicial e a construção de suas identidades profissionais. O núcleo das representações sociais incluiu a valorização de habilidades didáticas e a relevância do desenvolvimento físico e social no papel do professor. Diferenças individuais e contextuais também influenciaram as representações sociais, revelando um campo vasto e dinâmico de interpretações. Conclui-se que as representações sociais compartilhadas pelos acadêmicos têm implicações na prática docente e na construção de suas identidades profissionais. O estudo destaca a importância de reflexões críticas sobre os processos formativos nos cursos de Educação Física, visando aprimorar as práticas pedagógicas e preparar os discentes para os desafios e responsabilidades da docência.

Biografia do Autor

Handel Silas Ribeiro Queiroz, Centro universitário Gama e Souza

Graduado em Educação Física pelo Centro universitário Gama e Souza

Paulo Sergio Pimentel de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá

Mestre em Ciências da Motricidade Humana. Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Estácio de Sá

Marcos Vinícius Mendes de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando em Ciências do Exercício e do Esporte na Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Marconi Silva de Andrade, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá

Mestre em Educação. Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Estácio de Sá

Renata de Melo Cardoso Palmares, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá

Mestra em Educação. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Estácio de Sá

Felipe da Silva Triani, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá

Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Estácio de Sá.

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Publicado

08-08-2025

Como Citar

QUEIROZ, Handel Silas Ribeiro; OLIVEIRA, Paulo Sergio Pimentel de; OLIVEIRA, Marcos Vinícius Mendes de; ANDRADE, Marconi Silva de; PALMARES, Renata de Melo Cardoso; TRIANI, Felipe da Silva. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DISCENTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O QUE É SER PROFESSOR. Revista Signos, Lajeado, RS, v. 46, n. 1, 2025. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4091. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/4091. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos