REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DISCENTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O QUE É SER PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4091Palavras-chave:
Representações sociais, Formação docente, BNCC, Educação Física, EscolaResumo
Este estudo teve como objetivo analisar as representações sociais de acadêmicos do curso de Educação Física sobre o que é ser professor de Educação Física, numa perspectiva psicossocial. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como referencial teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais (TRS) de Serge Moscovici, a partir de uma abordagem estruturalista. Participaram 36 acadêmicos de um curso de graduação em Educação Física localizado na zona oeste do Rio de Janeiro. Para a coleta de dados, aplicou-se o Teste de Associação Livre de Palavras. Os resultados evidenciaram que as representações sociais dos acadêmicos são multifacetadas, combinando elementos centrais e periféricos que refletem a complexidade da formação inicial e a construção de suas identidades profissionais. O núcleo das representações sociais incluiu a valorização de habilidades didáticas e a relevância do desenvolvimento físico e social no papel do professor. Diferenças individuais e contextuais também influenciaram as representações sociais, revelando um campo vasto e dinâmico de interpretações. Conclui-se que as representações sociais compartilhadas pelos acadêmicos têm implicações na prática docente e na construção de suas identidades profissionais. O estudo destaca a importância de reflexões críticas sobre os processos formativos nos cursos de Educação Física, visando aprimorar as práticas pedagógicas e preparar os discentes para os desafios e responsabilidades da docência.
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