ESTUDO SOBRE AS VIAS DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM SAÚDE BUCAL A PARTIR DE OFICINAS DE TRANSCRIAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4102

Palavras-chave:

educação em saúde bucal, oficinas de transcriação, timpanização

Resumo

O Programa Saúde na Escola (PSE) promove ações em saúde bucal, mas enfrenta desafios educativos, evidenciando uma necessidade de métodos inovadores e participativos para aprimorar a aprendizagem. Neste contexto, o estudo teve como objetivo analisar as estratégias de ensino-aprendizagem dos materiais pedagógicos empregados no PSE e identificar as contribuições das Oficinas de Transcriação (OsT) na produção de conhecimento em saúde bucal no contexto escolar. Utilizando uma abordagem qualitativa, o estudo envolveu a análise documental de materiais pedagógicos do PSE e pesquisa de campo em uma escola pública de Ensino Fundamental, onde as OsT foram aplicadas e observadas. Os dados coletados foram analisados por meio do método da timpanização, passando por três gestos: tatear escombros, disseminar sentidos e criar cadeias suplementares. Nos resultados, observaram-se as potencialidades e limitações das ações adotadas, ressaltando a importância de processos criativos e criadores de ensino-aprendizagem na promoção da educação em saúde bucal. Concluiu-se que a inclusão das OsT ao PSE pode promover uma via de conhecimento em saúde bucal promissora, ao destacar a singularidade de vivências e estimular a expressão dos estudantes, promovendo uma aprendizagem efetiva e potente.

Biografia do Autor

Emília Carvalho Leitão Biato , Universidade de Brasília

É professora associada da Universidade de Brasília (UnB), docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, do Programa de Pós-Graduação em Educação/Modalidade Profissional e do Departamento de Odontologia. Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003, com apoio da CAPES), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2015, com apoio da CAPES) e Pós-doutorado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, PT (ago/23 a jan/25, com apoio do CNPq). Coordena o Grupo de Estudos sobre Formação e Integração ensino-serviço-comunidade (GEFIESCO/UnB), participa do Núcleo de Pesquisa Escrileituras da Diferença (UFRGS) e do Grupo de Pesquisa Linguagem e Pensamento (UnB). Tem experiência em Saúde Coletiva e tem se dedicado à pesquisa em Ciências Humanas e Sociais em Saúde, a partir de referenciais da filosofia da diferença, com os temas: educação em saúde, didática, pesquisa qualitativa em saúde e educação e conceito de saúde-doença.

Downloads

Publicado

08-08-2025

Como Citar

SARAIVA MARTINS, Victória; CARVALHO LEITÃO BIATO , Emília. ESTUDO SOBRE AS VIAS DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM SAÚDE BUCAL A PARTIR DE OFICINAS DE TRANSCRIAÇÃO. Revista Signos, Lajeado, RS, v. 46, n. 1, 2025. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4102. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/4102. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos