ANÁLISE DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM ESCOLAS RURAIS DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4117Palavras-chave:
Educação em saúde;, escolas, zona ruralResumo
Objetivo: O presente artigo objetiva analisar estratégias e ações de educação em saúde em escolas rurais do Rio Grande do Sul (RS), refletindo sobre os possíveis impactos na comunidade escolar. Método: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, analítico, de abordagem qualitativa, realizado com quatro escolas rurais de diferentes municípios da região central do RS. Os participantes foram alunos, pais/responsáveis, professores, profissionais de saúde, Secretário Municipal de Saúde e Secretário Municipal de Educação de cada município, totalizando 82 participantes. Foi realizada entrevista semi-estruturada, após transcritas as falas na íntegra e analisadas conforme Análise de Conteúdo. A pesquisa seguiu todos os preceitos do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Santa Cruz do Sul. Resultados: Os dados foram divididos em duas categorias temáticas: Estratégias e ações de educação em saúde: análise a partir das experiências de escolas rurais; e “...eles falam muita coisa importante que a gente precisa pra vida...”: impactos da educação em saúde para a garantia da cidadania. A primeira categoria descreveu a existência das ações e estratégias de educação em saúde abordadas no espaço escolar das escolas pesquisadas, afim de entender a influência na saúde dos escolares e suas famílias. A segunda categoria descreveu os impactos que essas atividades proporcionam aos alunos e suas famílias acerca da promoção e educação em saúde no meio rural. Conclusões: Existem poucas ações de educação em saúde nas escolas rurais, porém, quando realizadas são de suma importância, pois impactam positivamente no cuidado à saúde dos alunos e da comunidade a qual está inserido. Da mesma forma, o aluno se torna um multiplicador de saberes e informações, exercendo também o protagonismo sobre seu autocuidado.
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