ENTRE A PRESCRIÇÃO CURRICULAR E AVALIAÇÃO EXTERNA: IMPACTOS DA BNCC E DO ENEM NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4123Palavras-chave:
Política curricular, Avaliação educacional, Ensino de Língua Portuguesa, BNCC, ENEMResumo
Este artigo examina a relação entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Matriz do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ensino de Língua Portuguesa, destacando suas convergências e discrepâncias. Fundamentado na teoria crítica da política educacional de Stephen Ball, analisa como as políticas curriculares e avaliativas influenciam a prática docente, frequentemente limitando a autonomia pedagógica e restringindo abordagens críticas da linguagem. Argumenta-se que a ênfase nas avaliações externas favorece um ensino voltado para a prova, priorizando competências instrumentais em detrimento da formação integral dos estudantes. Além disso, discute-se o impacto da recontextualização curricular e da transposição didática na adaptação dos docentes às diretrizes da BNCC e às exigências do ENEM. Os resultados apontam que a lógica performática dessas políticas impõe desafios à construção de um ensino significativo e crítico. Conclui-se sobre a necessidade de problematizar tais políticas e propor estratégias que valorizem a diversidade discursiva, a formação e o letramento crítico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Danilo Marcus Barros Cabral, Rivadavia Porto Cavalcante, Juliana Aparecida Silva Costa, Gleyde Ohana Ribeiro dos Santos, Maria Aparecida Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
