PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA NO CONTEXTO DA PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4139Palavras-chave:
ensino, tecnologias, educação infantilResumo
Durante a pandemia da COVID-19, no ano de 2020, as escolas reorganizaram suas atividades e, em muitos casos, os professores precisaram realizar aulas e práticas de ensino por meios virtuais ou por outras alternativas. Considerando aquele contexto, nesta pesquisa, objetivou-se analisar quais mudanças foram constatadas nas práticas de alfabetização de professores de uma escola municipal de Nova Palma, RS, durante a pandemia. Como objetivos específicos, buscou-se detectar mudanças nas práticas pedagógicas de alfabetização nos anos iniciais da escola selecionada (1° ao 5°); constatar que meios e materiais foram utilizados pelas professoras para a continuidade das práticas pedagógicas de alfabetização; verificar as orientações, por parte das escolas ou dos órgãos municipais, às professoras sobre as práticas pedagógicas; e levantar, a partir dos relatos de professores, dificuldades e aspectos positivos encontrados nesse contexto pandêmico de ensino. Dessa forma, identifica-se esta pesquisa como qualitativa com método de estudo de caso, com participantes docentes dos anos iniciais do ensino fundamental da escola selecionada. Os resultados demonstram que, na alfabetização, muitos fatores tornaram essa situação mais complexa, porque as crianças necessitam de supervisão, estímulo e acompanhamento intenso nas práticas pedagógicas, provocando possíveis lacunas de formação que serão percebidas futuramente.
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