CURRÍCULO E ENSINO DE LINGUAGENS CULTURAIS DA VISUALIDADE EM UM INSTITUTO FEDERAL DA REGIÃO NORTE BRASILEIRA: ESTUDO DA PERCEPÇÃO DOCENTE

Autores

  • Nivia Rodrigues de Queiróz IFTO - Instituto Federal do Tocantins
  • Rivadavia Porto Cavalcante Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins https://orcid.org/0000-0002-6568-7910

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4146

Palavras-chave:

Currículo e Ensino, Cultura, Arte Visual, Percepção Docente

Resumo

Este artigo examina a interseção entre educação e cultura, focando na prática e prescrição curricular de artes visuais em um Instituto Federal da Região Norte do Brasil. O estudo tem como objetivos analisar a organização dos conteúdos de artes visuais no Projeto Pedagógico de Curso de nível médio em Meio Ambiente e avaliar como esses conteúdos são interpretados e aplicados pelo professor no processo de ensino-aprendizagem. Utilizando uma abordagem qualitativa e exploratória, a pesquisa inclui estudo de caso, revisão de literatura e entrevistas semiestruturadas. A análise de conteúdo das entrevistas revelou que a abrangência dos conteúdos de artes visuais na ementa dificulta a mediação pedagógica e a adaptação didática, impactando a eficácia do ensino em atender às necessidades locais.

Biografia do Autor

Rivadavia Porto Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Professor e Pesquisador Doutor em Linguística , atuante no Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Campus Palmas, Instituto Federal do Tocantins

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Publicado

08-08-2025

Como Citar

RODRIGUES DE QUEIRÓZ, Nivia; PORTO CAVALCANTE, Rivadavia. CURRÍCULO E ENSINO DE LINGUAGENS CULTURAIS DA VISUALIDADE EM UM INSTITUTO FEDERAL DA REGIÃO NORTE BRASILEIRA: ESTUDO DA PERCEPÇÃO DOCENTE. Revista Signos, Lajeado, RS, v. 46, n. 1, 2025. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4146. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/4146. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos