MONITORIA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA: PERSPECTIVAS SOCIOINTERATIVAS NO ENSINO DE CÁLCULO
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4149Palavras-chave:
Monitoria de cálculo. Cálculo. Sociointeratividade. Ensino Superior. Ensino e aprendizagem.Resumo
Este artigo propõe-se a analisar as interações sociais desencadeadas no contexto da monitoria de cálculo, em cinco instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul e seus possíveis reflexos nos processos de ensino e aprendizagem. O norte da investigação é o problema de pesquisa: como a interação social vincula-se à aprendizagem na monitoria de cálculo? Em busca de compreensões para essa questão, o objetivo geral consiste em compreender como os movimentos sociointerativos estão vinculados à aprendizagem no contexto da monitoria de cálculo, para traçar ações passíveis de potencializar o ensino dessa disciplina. O principal eixo teórico estruturante é a teoria da sociointeratividade (Vygotsky, 1998), com a adoção de uma abordagem qualitativa, para analisar entrevistas realizadas com monitores. A análise do corpus indicou um favorecimento da aprendizagem, a partir das proximidades linguísticas entre os envolvidos, redução dos tensionamentos e criação de um ambiente cooperativo. A organização das ações, a partir de fundamentações pedagógicas voltadas à colaboração e interação, mostrou-se como uma possibilidade de constituição de um espaço formativo, para estudantes e monitores. Argumenta-se em favor da necessidade da construção de uma equipe pedagógica para sustentar a ação do monitor, bem como ao estímulo do trabalho colaborativo.
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