A TECNOLOGIA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E O SURGIMENTO DA TÉCNICA DA TRADUÇÃO EM LIBRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4150

Palavras-chave:

tradutor intérprete de libras, trabalho da técnica, tecnologia

Resumo

O Presente estudo teve como objetivo estabelecer um paralelo entre a história da técnica e tecnologia e a trajetória da comunidade surda e da Libras. Para isso, o mesmo foi guiado pela seguinte pergunta: Como a trajetória da técnica e tecnologia se articula com a história da comunidade surda e do tradutor intérprete. Através de pesquisa bibliográfica e documental qualitativa, sob a perspectiva de estudos sociais, ciência e tecnologia e teoria histórico-cultural, analisou-se a técnica como intrinsecamente ligada ao trabalho humano na produção e reprodução da existência. Conclui-se que a atuação do tradutor intérprete, ao mobilizar o corpo para transformar a mediação em linguagem e comunicação, configura-se como uma tecnologia de força motriz humana.

Biografia do Autor

Maria Sara de Lima Dias, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - UTFPR

ós-Doutora em Psicologia pela Universidad Autónoma de Barcelona (2016) como Bolsista CAPES, Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) possui mestrado (2004) em Psicologia da Infância e Adolescência e graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1990). Especialista em Pedagogia Social pela Universidade Católica Portuguesa. Trabalha com projetos que discutem Tecnologia e Trabalho, Saúde do Trabalhador e Orientação Profissional e Planejamento de Carreira. Professora do Departamento de Filosofia e Ciencias Humanas (DAFCH) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, na graduação leciona Psicologia do Trabalho e Planejamento de Carreira. Professora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade - PPGTE, é orientadora de mestrado e doutorado, iniciação científica e tecnológica e projetos de extensão. Atua na linha de pesquisa Tecnologia e Trabalho ministras disciplinas de Metodologia da Pesquisa, Tecnologia e Sociedade e Dimensões Culturais da Tecnologia é Líder do GRUPO de pesquisa CNPQ- TASS, Tecnologia, atividade, subjetividade e saúde. Bolsista Produtividade pela Fundação Araudária. Participa do GRUPO Internacional GIOES, na Universidad de La Laguna e do Grupo VIPAT, Violência en la Pareja na Universidade Autônoma de Barcelona. Participa dos Grupos de Pesquisa de Carreira na ANPEPP. Coordenadora do Projeto de Extensão Grupo de Leituras de Lev Vygotsky e Coordena o Laboratório TUTOR- Tecnologia Trabalho e Orientação.Atualmente participa da ALFEPSI, Associação Latino Americana de Psicologia, e da Associação, ABRAPSO, Associação Brasileira de Psicologia Social, e ABRAPEE, Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional.

Anderleia Sotoriva Damke, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - UTFPR

Doutora na área de Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia - PPGECT/UTFPR. Mestrado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Graduada em Pedagogia pela Universidade Paranaense. Atua como professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e no Curso de Ciência da Computação. Atuou como professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul /UFMS (2011-2014) no Curso de Pedagogia e Ciências Sociais. Professora colaboradora do Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) - Campus Medianeira e professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Santa Helena. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Violência e Indisciplina - GEPEVI/UTFPR. Pesquisa e atua em projetos de Educação em Valores, Direitos Humanos e Convivências Escolares. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais; Ensino e Aprendizagem; Indisciplina; Violência(s); Cultura Escolar; Formação de Professores. 

Downloads

Publicado

08-08-2025

Como Citar

SAUSEN, Edilena da Silva Frazão; DIAS, Maria Sara de Lima; DAMKE, Anderleia Sotoriva. A TECNOLOGIA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E O SURGIMENTO DA TÉCNICA DA TRADUÇÃO EM LIBRAS. Revista Signos, Lajeado, RS, v. 46, n. 1, 2025. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4150. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/4150. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos