FORMAÇÃO DE PROFESSORAS: PRÁTICAS INCLUSIVAS E PARTICIPATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4161Palavras-chave:
Educação inclusiva, Formação docente, Gestão democrática, Intervenção pedagógicaResumo
Este artigo descreve um projeto desenvolvido em uma instituição de educação estadual do Rio Grande do Sul, focado na formação inclusiva e participativa de estudantes do curso de magistério, futuras professoras, abordando os desafios da Educação Infantil. A intervenção visou ampliar os saberes dessas estudantes para desenvolverem práticas pedagógicas participativas e alinhadas aos princípios da gestão democrática. Utilizando a abordagem do design thinking, o projeto passou pelas etapas de descoberta, interpretação, ideação, experimentação e evolução, permitindo a identificação de necessidades formativas, a criação de soluções pedagógicas para possível aplicação prática em ambientes educacionais. Durante a intervenção, foram realizadas atividades reflexivas e situadas, resultando na criação de planos de aula e atividades pedagógicas - que foram compiladas em um e-book. As discussões teóricas basearam-se em autores como Ostetto (2013), Pinto (2001) e Dourado (2015), destacando a formação docente reflexiva e a gestão democrática como pilares para uma educação mais inclusiva e equitativa. Os resultados reforçam a importância de integrar a voz de todos os participantes nas decisões pedagógicas e promover práticas que valorizem a participação e o diálogo. Além de se indicarem limitações do projeto desenvolvido, considera-se a necessidade de estudos futuros, destacando o papel da formação de professoras como agentes transformadoras na Educação.
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