ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: DESDOBRAMENTOS E IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM - UMA REVISÃO DE ESTUDOS
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4164Palavras-chave:
Alfabetização Científica, Ensino Médio, Revisão de estudosResumo
Este estudo tem como objetivo identificar, por meio da análise de teses e dissertações produzidas entre os anos de 2020 e 2024, os desdobramentos e as implicações para os processos de ensino e de aprendizagem decorrentes de práticas voltadas à promoção da Alfabetização Científica no Ensino Médio. Os dados foram coletados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando os descritores “Alfabetização Científica” no campo “título” e “Ensino Médio” no campo “todos os campos”. A busca resultou na seleção de quatro teses e trinta e sete dissertações, que compuseram o corpus da pesquisa. A análise foi conduzida com base na técnica de Análise de Conteúdo, resultando em três categorias principais: Práticas Pedagógicas, Desenvolvimento de Habilidades e Formação Docente. Os estudos evidenciam a necessidade de uma formação docente que favoreça a construção de propostas pedagógicas contextualizadas, interdisciplinares e ativas. Tais propostas possibilitam o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, essenciais para que os estudantes possam tomar decisões fundamentadas sobre questões científicas e tecnológicas e participar de forma crítica e responsável na sociedade, contribuindo para a construção de um futuro mais justo e sustentável.
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