A ELABORAÇÃO DE UM HERBÁRIO DIGITAL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NA PERSPECTIVA DA CIÊNCIA CIDADÃ PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

  • Laiene Cabral Martins UFAM
  • Thamiles Brito Seixas Universidade Federal do Amazonas
  • Stephane Ladislau da Cruz Universidade Federal do Amazonas
  • Jaqueline Lima Praia Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4184

Palavras-chave:

ensino; ciências da natureza; ciência cidadã; tecnologia

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica para o ensino de Ciências da Natureza por meio de uma atividade de Ciência Cidadã, utilizando o aplicativo LeafSnap para a criação de um herbário digital. A metodologia proposta foi estruturada em três etapas, sendo que a terceira consistiu na construção do herbário digital por meio de uma prática experimental. Os resultados indicaram que a atividade contribuiu não apenas para a aprendizagem de conceitos relacionados ao reino vegetal, mas também para a compreensão da importância da Ciência Cidadã na produção de conhecimento científico e na conscientização ambiental. Destarte, a proposta metodológica reafirma o potencial das tecnologias digitais no ensino de Ciências, destacando a ferramenta LeafSnap como uma via de articulação entre a sala de aula e a prática científica.

Downloads

Publicado

08-08-2025

Como Citar

CABRAL MARTINS, Laiene; BRITO SEIXAS, Thamiles; LADISLAU DA CRUZ, Stephane; LIMA PRAIA, Jaqueline. A ELABORAÇÃO DE UM HERBÁRIO DIGITAL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NA PERSPECTIVA DA CIÊNCIA CIDADÃ PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO FUNDAMENTAL II. Revista Signos, Lajeado, RS, v. 46, n. 1, 2025. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v46i1a2025.4184. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/4184. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos