PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM MEDIADO POR TECNOLOGIAS
Palavras-chave:
Ensino mediado por tecnologias. Séries iniciais. Alunos-professores.Resumo
Este estudo tem por objetivo apresentar opiniões, percepções, representações, emoções e sentimentos da professora e autora desta pesquisa, bem como dos alunos do curso de Pedagogia - Licenciatura do Centro Universitário UNIVATES, vinculado ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR, acerca de práticas de letramento no processo ensino-aprendizagem mediado por tecnologias. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa que leva em conta os componentes de uma situação em suas interações e influências recíprocas (GATTI; ANDRÉ, 2010). Foi realizado no primeiro semestre de 2011, nas aulas da disciplina Informática e Educação. O material foi coletado principalmente dos relatos do Trabalho Discente Efetivo (TDE). O embasamento teórico está alicerçado em pesquisas acadêmicas realizadas por Magedanz (2005) e Bersch (2006), em conceitos de objetos de aprendizagem definidos por Tarouco (2003) e Wiley (2000) e na relevância do ensino mediado por tecnologias ressaltada por Palloff e Pratt (2004), Masetto (2003), Sampaio e Leite (1999) e Vianna e Araújo (2006). Os resultados apontam que os professores, quando ensinam por meio de tecnologias, sentem medo e ansiedade. Muitas vezes necessitam do auxílio de outros profissionais para aumentar o grau de confiança no desenvolvimento das atividades. Contudo, estão curiosos para conhecer novos recursos tecnológicos e observar como seus alunos aprendem quando se ensina por meio de tecnologias. Têm consciência de que precisam buscar formação em tecnologias e narram matrículas em cursos de informática, compras de computadores e instalação de novos softwares.Downloads
Publicado
22-03-2012
Como Citar
REHFELDT, Márcia Jussara Hepp. PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM MEDIADO POR TECNOLOGIAS. Revista Signos, [S. l.], v. 32, n. 2, 2012. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/711. Acesso em: 8 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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