REFLETINDO ACERCA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: ENFOCANDO O ENSINO MÉDIO NOS LIAMES DA QUÍMICA

Autores

  • Simone Moraes Stange Escola de Educação Básica "Barão de Antonina"
  • Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro UTFPR
  • Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira UTFPR
  • Júlio César Stiirmer UTFPR

Palavras-chave:

CTS. Ensino Médio. Educação científica. Interdisciplinaridade. Química.

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a importância do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Ressalta-se a relevância acerca da esfera educacional em nível do Ensino Médio, tendo-se por embasamento a interdisciplinaridade no processo de inter-relação da ressignificação no ensino de Ciências em Química. A sociedade contemporânea apresenta preocupação com os fins da educação científica. Desse modo, os pressupostos CTS trazem sua contribuição para a educação em Química, baseados no compromisso com a cidadania no século XXI.

Biografia do Autor

Simone Moraes Stange, Escola de Educação Básica "Barão de Antonina"

Possui graduação em Ciências - Licenciatura 1º Grau pela Faculdade de Ciências e Letras de Mafra (1982), graduação em Ciências - Licenciatura Plena - Habilitação em Química - Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul (1992), graduação com "Diploma Superior de Español - Universidad de Salamanca (2002), graduação com " Diploma Básico de Español - Universidad de Salamanca (1996), especialização em Metodologia da Ciência na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Curitiba (1996), Mestrado em "Ciencias de la Educación con énfasis en Gestión Educacional" pela "Universidad Autónoma de Asunción - UAA", Paraguai (2003) e Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Campus Ponta Grossa (2012). Professora titular na disciplina de Química - Estado de Santa Catarina - Secretaria de Educação e Inovação, Brasil. Presta serviços como perita e tradutora intérprete (língua espanhola), com cadastro no Poder Judiciário de Santa Catarina, Corregedoria Geral da Justiça.Tem experiência nas áreas de: Química, atuando principalmente nos seguintes temas: química geral, química inorgânica, química orgânica; Educação, pesquisa e abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade; no entorno das perícias, com cartas rogatórias nos idiomas espanhol e português.

Downloads

Publicado

30-12-2013

Como Citar

STANGE, Simone Moraes; PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; STIIRMER, Júlio César. REFLETINDO ACERCA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: ENFOCANDO O ENSINO MÉDIO NOS LIAMES DA QUÍMICA. Revista Signos, [S. l.], v. 34, n. 2, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/751. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos