USO DA ABORDAGEM PEER INSTRUCTION COMO METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Peer Instruction, Metodologias Ativas, AprendizagemResumo
O presente estudo teve como objetivo aplicar a metodologia ativa de aprendizagem Peer Instruction (PI) ou Instrução pelos Colegas, na forma de um estudo piloto na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Câmpus Toledo. O PI foi aplicado ao sétimo período do curso de Ciências Biológicas, na disciplina de Oceanografia, durante o segundo bimestre do ano letivo de 2014. A turma compunha-se de nove estudantes e o conteúdo compreendeu o estudo dos Habitats Costeiros, sendo ministrado por um período de quatro semanas, em encontros de duas horas-aula semanais. Optou-se por não trabalhar com atividades prévias e por alterar o percentual de acertos considerados para a implementação da discussão pelos colegas. Ao final do período de aplicação da metodologia, um total de nove questões conceituais foram utilizadas e suas respostas avaliadas antes e após a discussão. Os resultados sugerem que a utilização do PI pode trazer benefícios imediatos para o processo de aprendizagem, como o aumento no acerto das questões conceituais e compreensão do conteúdo, no Feedback instantâneo pelo professor em relação ao processo de ensino-aprendizagem, na melhoria da motivação, participação em aula e cooperação por parte dos estudantes, na atualização dos conteúdos e melhoria da qualidade das aulas pelo professor. O PI não deve ser usado como única alternativa, devendo ser combinado com outras metodologias, as quais devem ser escolhidas de acordo com a competência a ser desenvolvida pelo estudante.Downloads
Publicado
27-12-2014
Como Citar
CAMPAGNOLO, Rodrigo; DAMBROS DA SILVA, Adriana Aparecida; RAUBER, Jaime José; TRATCH, Renato. USO DA ABORDAGEM PEER INSTRUCTION COMO METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Signos, [S. l.], v. 35, n. 2, 2014. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/775. Acesso em: 4 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2014 Rodrigo Campagnolo, Adriana Aparecida Dambros da Silva, Jaime José Rauber, Renato Tratch
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