CIÊNCIA, TEORIA SOCIAL CONTEMPORÂNEA E EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
paradigmas científicos, objetividade e subjetividade, teoria social e educação, cultura, etnografia de contextos educativos, compreensão e explicação.Resumo
Os modelos científicos vigentes acabam por refletirem sempre nas práticas escolares, nas pedagogias dominantes, na educação. O objetivo principal deste ensaio é correlacionar os paradigmas científicos com os paradigmas pedagógicos e mostrar como, em parte, “somos filhos de Descartes”. Foi com ele que aprendemos o que era a ciência, o método científico, no singular, e a objetividade como valor sagrado da ciência. Foi o seu Discurso do Método que marcou a ciência do século XX e, também, a pedagogia escolar e a educação em geral. Aprendemos a pensar com a cabeça e não com o coração; desumanizamos, desantropomorfizamos a ciência, o que teve efeitos diretos na educação, essencialmente durante toda a primeira metade do século XX. As Ciências da Educação são assim, a nosso ver, no seu início, mais filhas das ciências experimentais e naturais do que das próprias ciências humanas e sociais. De resto, também elas buscavam para si o estatuto de ciências, procurando generalizar o por vezes não generalizável; procurando leis em que imperam a especificidade e a idiossincrasia do humano. Então, o positivismo do século XIX e do início do século XX, que marca as Ciências Sociais e as Ciências da Educação, que se recusam a ser subjetivas, a serem simplesmente humanas, e, logo, não científicas, vigorou e vigora, ainda, na ciência e na educação.Downloads
Publicado
03-07-2015
Como Citar
VIEIRA, Ricardo; VIEIRA, Ana Maria. CIÊNCIA, TEORIA SOCIAL CONTEMPORÂNEA E EDUCAÇÃO. Revista Signos, [S. l.], v. 36, n. 1, 2015. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/779. Acesso em: 8 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2015 Ricardo Vieira, Ana Maria Vieira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.