Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Participantes do projeto Talentos Esportivos da Univates conquistam pódio no I Troféu Westfália

Postado as 22/08/2022 16:01:36

Por Lucas George Wendt

No dia 13 de agosto as equipes de atletismo do projeto Talentos Esportivos da Universidade do Vale do Taquari - Univates, desenvolvido em parceria com as Prefeituras de Colinas e de Marques de Souza, participaram de uma competição realizada na cidade de Westfália, o I Troféu Westfália. 

Divulgação/Univates

O evento, que ocupou a manhã e a tarde do sábado, reuniu várias modalidades esportivas: salto em altura, salto em distância, arremessos, corrida em distância rasa e com obstáculos. Pela primeira vez no atletismo, as equipes de Marques de Souza e de Colinas estiveram juntas em uma competição. 

Acompanhados pelo coordenador Miguel Lucian e pelos estagiários Junior Simonetti e Bruna Monteiro, os atletas alcançaram bons resultados e subiram ao pódio em quatro oportunidades: 

- Manuela Wommer, de Marques de Souza, campeã no arremesso de pelota sub-12; 

- Bruna Wentz, de Marques de Souza, terceiro lugar nos 60 metros com barreiras sub-14;

- Pedro Léo Altevogt, Colinas, segundo lugar nos 1.500 metros sub-16;

- Lucas Mallmann, Colinas, terceiro lugar nos 1.500 metros sub-16. 

Simonetti, que acompanha os alunos nos treinos de atletismo, relata como se sentiu no dia das provas. “Toda competição é única e tem suas próprias características. Ver alunos reproduzindo o que fazem nos treinos, com sorriso no rosto e olhos brilhando, não tem preço. Nas primeiras provas já tive que conter a emoção. Eu me senti um deles e vi a forte conexão que estamos criando, o que faz com que eles evoluam mais rapidamente e eu evolua também!”, explica o treinador. 

Depoimentos dos participantes

Bruna Gabrieli Plentz, de Colinas: “Quero agradecer aos professores por nos proporcionarem essa chance de participar da competição. Essa experiência foi extremamente importante para todos os que participaram. A alegria contagiante, o frio na barriga, o nervosismo e a grande vontade de ganhar sempre ficarão em nossas memórias. Tenho certeza de que foi um aprendizado para cada um que participou. Às vezes o vencer não é só ganhar medalhas, só de participar do momento e poder correr já é ser um vencedor”. 

Manuela Wommer, de Marques de Souza, participou pela primeira vez de uma competição de atletismo e já voltou como campeã. “Senti um pouco de ansiedade e medo, mas consegui superar e achei bem legal. Eu me senti bem depois de ver que nem dá tanto medo assim. Foi legal ver todos os colegas e professores me dando apoio”. 

O aluno de Colinas Pedro Léo Altevogt, que já vive o atletismo há um ano e participou de outras competições, também fala sobre o que sentiu. “Achei sensacional, novas experiências, novos conhecimentos. É massa ver o quanto já evoluímos em comparação à competição do ano passado e ver que cada vez mais temos potencial. Saímos de lá satisfeitos, pois demos o nosso melhor na pista. Mais um dia inesquecível na vida de cada um de nós”. 

As equipes treinam no Estádio Olímpico da Univates: em segundas e sextas-feiras a equipe de Colinas; e nas quartas-feiras a de Marques de Souza. O projeto Talentos Esportivos é uma parceria entre a Univates e os municípios de Colinas e Marques de Souza em que os alunos vão ao campus e treinam quatro modalidades esportivas: basquete, natação, ginástica e atletismo. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods