Direito e Psicologia: grupo de estudos aborda Lei Maria da Penha

Postado em 22/09/2014 20h51min

Por Tuane Eggers

Articulando as áreas da Psicologia e do Direito, a Univates deu início, na tarde desta segunda-feira, dia 22, aos encontros do grupo de estudos “Ações de suporte à Lei Maria da Penha”, coordenado pela professora Priscila Pavan Detoni. A atividade busca discutir as ações da legislação a partir das políticas públicas para as mulheres, relações de gênero e movimentos feministas.

De acordo com Priscila, a ideia de iniciar o grupo de estudos surgiu como parte do projeto de extensão “Articulações entre o Direito e a Psicologia: judicialização e subjetivação em ações de suporte à Lei Maria da Penha na comarca de Lajeado, RS”. O projeto existe na Univates desde 2013, com a finalidade de proporcionar formação diferenciada aos estudantes do curso de Direito e Psicologia no desenvolvimento de ações de acolhimento e orientação às mulheres que são vítimas de violência.

Conforme a professora Priscila, a Lei Maria da Penha surgiu do exterior e não do Brasil. “Foi uma demanda internacional, de países que perceberam que o Brasil não estava tomando as atitudes necessárias para esse tipo de violência. Foi um Projeto de Lei julgado em 2002 e colocado em prática somente em 2006”, explicou ela.

Os principais autores trabalhados pelo grupo serão Michael Foucault e Judith Butler. “São eles os principais autores que abordaram a mulher como sujeito. Se pensarmos bem, há menos de 100 anos, a mulher não era um sujeito de direitos. E ainda hoje não é completamente. Por isso estamos trabalhando essa temática”, comentou Priscila.

Os encontros ocorrerão entre os meses de setembro e novembro, às segundas-feiras, das 17h30min às 18h30min, na sala 301 do Prédio 7. Entre os temas abordados nas próximas atividades, estarão: conjugalidades; interseccionalidades entre gênero, raça/etnia e classe social; oficina de defesa pessoal; e judicialização e violências domésticas.

Entre os participantes, estão estudantes de Direito e de Psicologia, além de diplomados. A ideia é que as atividades do grupo passem a integrar os encontros do grupo de estudos sobre gênero, realizados no mesmo horário. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados. Inscrições podem ser feitas pelo e-mail priscila.detoni@univates.br.

Texto: Tuane Eggers