EN

Características

O curso de Psicologia da Univates oferece duas ênfases de formação:
- Clínica Ampliada e Saúde: na qual a escuta, qualificada e ética, torna-se um instrumento que habilita o psicólogo a trabalhar em diversos contextos, tais como consultório, organizações, serviços de saúde, grupos, consultorias, escolas, organizações não governamentais. Desenvolve e propõe práticas da clínica que respeitam os princípios de singularidade e de autonomia do sujeito.
- Subjetividade e Trabalho: pretende construir projetos que possam contemplar a diversidade do trabalho e as diferentes organizações do Vale do Taquari. Dessa forma, busca a integração e o intercâmbio com empresas da região, ao acompanhar, problematizar e propor intervenções, na tentativa de incitar a outros processos de trabalho, produtores de saúde e de qualidade de vida.

As duas ênfases estão interligadas por meio de estudos e práticas, o que não restringirá o campo de atuação do psicólogo. O aluno pode, então, transitar entre os diversos conhecimentos e estabelecer articulações entre as ênfases.

Novidade: ao longo do Curso de Formação de Psicólogo, o estudante pode optar também pela “Formação de Professor de Psicologia” para atuar nas disciplinas e em outras atividades do campo da Psicologia nas escolas técnicas, nos cursos de ensino médio e nos espaços não formais e na educação. Quem optar por esta modalidade de formação, durante o Curso, terá uma carga horária maior, de aproximadamente 800 horas, para complementar sua formação. Essas atividades se referem a disciplinas cursadas nos cursos de licenciatura da Univates e estágios desenvolvidos nas escolas conveniadas.

Diferenciais do curso

Entre os diferenciais do Curso estão as práticas de interação ensino-serviço-comunidade desde o primeiro semestre, oportunizando ao estudante conhecer diferentes contextos como possibilidades de trabalho do psicólogo. Outro diferencial importante é a Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde – Cures. A clínica é um dos locais de estágios e práticas em que os estudantes do Curso de Psicologia e demais cursos da área da saúde realizam estágios obrigatórios e não obrigatórios, ao longo dos cursos, vivenciando o trabalho em equipes multiprofissionais. Com a supervisão de professores e em interação com as equipes de municípios conveniados, o atendimento às pessoas com diferentes necessidades de cuidados em saúde é realizado visando à integralidade da atenção, à interdisciplinaridade e à intersetorialidade. Ou seja, experiências de trabalho em rede. Estas e outras características representam um diferencial importante, uma vez que a Univates é a única Instituição de Ensino Superior que mantém um serviço-escola que oportuniza essas experiências aos futuros profissionais da área da saúde.

Mercado de Trabalho

O Curso de Psicologia da Univates propõe a formação de psicólogos com conhecimentos abrangentes, críticos e complexos necessários à prática psicológica em diferentes contextos institucionais, visando a atender o amplo espaço que existe no mercado de trabalho hoje para os psicólogos.

O psicólogo pode atuar em diversas instituições e organizações, como Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Postos de Saúde, hospitais gerais, clínicas, escolas, creches, instituições de idosos, organizações, empresas, em movimentos sociais e como profissionais liberais, em clínicas e ou consultórios privados.

O profissional poderá desenvolver atividades como: pesquisa, assessoria, consultoria, análise, avaliação, planejamento, diagnóstico e intervenção psicoterápica junto a indivíduos e grupos, considerando o contexto, as características e situações específicas; assistência a pessoas portadoras de sofrimento psíquico e seus familiares, em parceria com médicos e outros profissionais que integrem as equipes multiprofissionais. Os psicólogos também podem trabalhar em programas de qualidade, desenvolvimento de equipes, diagnóstico do clima organizacional, implementação de pesquisas mercadológicas. Do mesmo modo, o futuro psicólogo estará preparado para atuar em práticas com gestão de pessoas, considerando os aspectos psicossociais e psicopatológicos no trabalho, tais como avaliações psicológicas, acompanhamentos, desenvolvimentos e outros.

Outros espaços no mercado de Trabalho:
- Em universidades, nas áreas de pesquisa e formação de profissionais;
- Psicólogos na área jurídica: participando da avaliação, acompanhando processos e desenvolvendo ações individuais e coletivas;
- Psicólogos no esporte: na orientação e preparação de atletas e equipes;
- Psicólogo na publicidade: na pesquisa e orientação referente à relação entre pessoas, produtos e serviços.



Carga Horária
4.030h (Formação de Psicólogo)
4.870h (Com Formação de Professores de Psicologia)

Turno
Integral

Duração
5 anos (Formação de Psicólogo)
6 anos (Com Formação de Professores de Psicologia)

Conceitos
ENADE: 5
Conceito Preliminar Curso: 5

Intercâmbio
Clique aqui e confira as opções que seu curso oferece.

Coordenadora
Ana Lúcia Bender Pereira

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Fone: (51)3714-7000 ramais 5454 e 5455
Sala 216-11