Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Tese de professora de Psicologia recebe Menção Honrosa da Capes

Postado em 23/10/2014 09h53min

Por Tuane Eggers

A professora Viviane Samoel Rodrigues, do curso de Psicologia da Univates, recebeu, recentemente, Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2014 pelo trabalho intitulado “Programas de tratamento para usuários de cocaína/crack baseado no modelo transteórico de mudança”. Sua tese foi defendida em 2013, sob orientação da professora doutora Margareth da Silva Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS.

A tese aborda um modelo de tratamento desenvolvido nos Estados Unidos para usuários de substâncias psicoativas, que foi adaptado para usuários de cocaína e crack e para a população brasileira, resultando em quatro artigos. “O processo inicial e já desafiador foi decidir um tema que fosse relevante e que me motivasse a estudar durante quatro anos. Tanto a comoção social quanto o impacto dos problemas decorrentes do uso de crack no Brasil estavam me inquietando há algum tempo”, explica.

Após a escolha do tema, foram mais estudos e pesquisas teóricas, produção do projeto, coleta de dados, entre outras tarefas. “Em 2012, fui para a Filadélfia fazer cursos sobre dependência química com o professor Aaron Beck e para a Universidade de Baltimore (UMBC) para aprender mais com o professor Carlo Di Clemente sobre o modelo transteórico de mudança e estágios motivacionais”, afirma a professora.

Viviane conta que a psicologia é sua grande paixão e sempre teve muita sede de aprender. “Sinto-me realizada em poder unir a pesquisa, o atendimento aos pacientes e a docência”, salienta a professora, acrescentando que o doutorado foi uma experiência de muitas aprendizagens, trocas e realizações. A professora leciona na Univates desde o mês de agosto de 2010, ministrando as disciplinas de Cognitivismo, Psicoterapia Familiar e Ética Profissional.

 

Texto: Tuane Eggers

Viviane Rodrigues leciona as disciplinas de Cognitivismo, Psicoterapia Familiar e Ética Profissional

Divulgação

Notícias Relacionadas