Slan apresentou-se nesta terça-feira no Teatro

Postado em 17/11/2015 15h12min

Por Ana Amélia Ritt

Na manhã desta terça-feira, dia 17, a Univates contou com uma visita especial. Crianças de 6 a 14 anos mostraram seu talento ligado à música aos estudantes da disciplina Processos Grupais II, do curso de Psicologia. O coral e a orquestra da Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan) apresentaram-se como forma de agradecimento ao trabalho realizado pelos acadêmicos da Instituição na entidade.

Durante o semestre, os estudantes de Psicologia envolveram as crianças da Slan em atividades práticas e conversas, buscando trabalhar a violência, o cuidado com o próximo e a integração com o grupo. Ana Paula Coutinho, estudante do curso e monitora da disciplina, conta que essa é uma das primeiras oportunidades que os acadêmicos têm de vivenciar a prática. No módulo I da disciplina Processos Grupais, a turma da Univates aprende questões teóricas sobre o assunto e, na segunda parte, envolve a prática.

A coordenadora do curso de Psicologia, Gisele Dhein, explica que o trabalho realizado pelos estudantes associa o ensino ao serviço e à comunidade. “O trabalho faz o aluno olhar para o que está ao seu redor e ver como pode colaborar. A partir do que há de demanda, ele realiza atividades, não só para as questões ruins, mas também potencializando algo que já é bom, como forma de promoção e prevenção”, completa.

A professora da Slan, Cátia Lauermann, afirma que as crianças esperavam ansiosas pelo momento em que os estudantes da Univates as visitavam. “Chegava o ônibus da Univates na Slan e elas comemoravam. As atividades mexeram com os sentimentos e com as atitudes delas. Na hora da fila, por exemplo, uma cobrava da outra para não se empurrar”, comenta.

Uma das crianças participantes do projeto é Ana Carolina Machado, ela toca saxofone na orquestra da Slan e se apresentou na manhã desta terça-feira. Ana conta que primeiro tocou flauta, depois foi para a escaleta e, há um ano, começou a praticar saxofone. A menina de 10 anos comenta que as atividades executadas pelos estudantes de Psicologia eram muito legais e que, na apresentação dedicada a eles, ela estava nervosa e com as mãos suando. “Mas deu tudo certo”, completa.

A disciplina, que cria vínculos e envolve afetos e emoções, é do 5º semestre do curso. Desde o ano passado o trabalho dos estudantes é realizado com a Slan.

Texto: Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Turmas da Slan com estudantes de Processos Grupais II.