Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

MCN promove a exposição “Nosso Pampa desconhecido”

Postado em 07/01/2016 09h30min e atualizado em 18/04/2018 15h35min

Por Ricardo Horn

O Pampa é um dos seis grandes biomas brasileiros. Apesar disso, é um espaço geográfico ainda muito pouco conhecido e valorizado e possui importância regional e mundial. Por isso, esse é o tema da exposição do Museu de Ciências Naturais (MCN) da Univates – “Nosso Pampa desconhecido” –, uma iniciativa da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul que pode ser conferida até o final do mês de março.

O objetivo da exposição é conscientizar a população sobre o real valor do Pampa e mostrar, por meio de fotos e banners, a biodiversidade da fauna e da flora da região. O “Príncipe de penugem vermelha” e “O Rincão do Inferno”, por exemplo, são duas obras em exposição. Conforme a analista do MCN, Ursula Arend, existe grande importância nesse trabalho, pois ele revela curiosidades muitas vezes desconhecidas pela maioria da população.

“Uma curiosidade é que o Pampa é o único bioma que é inteiramente restrito a um só Estado, e, no território brasileiro, ele ocupa área de 178 mil km², sendo 63% do território do Rio Grande do Sul e 2,1% do território nacional”, argumenta ela. E é isso justamente que a exposição busca ensinar, por meio das fotografias de animais e paisagens expostas no local. “Outro aspecto importante do Pampa é o econômico, por ser uma região em que se encontra a cultura agrícola, como a criação de animais e o cultivo de alimentos”, complementa Ursula.

Interessados em visitar a exposição podem comparecer no Museu de Ciências Naturais da Univates, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 22h. Visitas guiadas podem ser agendadas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5504, ou pelo e-mail mcn@univates.br. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.univates.br/mcn.

Texto: Ricardo Horn

Exposição mostra a importância do bioma Pampa

Artur Dullius

Exposição mostra a importância do bioma Pampa

Artur Dullius

Exposição mostra a importância do bioma Pampa

Artur Dullius

Exposição mostra a importância do bioma Pampa

Artur Dullius