Não há idade para estudar, quando há o desejo de aprender

Postado em 27/10/2016 08h49min

Por Tiago Silva

A presença de estudantes mais velhos nas universidades é uma tendência forte, segundo dados do Ministério da Educação. Se o aumento do número de alunos com menos de 50 anos foi de 73% entre 2000 e 2010, para a faixa com mais de 50 anos o crescimento foi de 182%. Financiamento facilitado e vontade de alcançar um sonho — pessoal e profissional — são alguns dos fatores que levam quem já passou dos 50 a buscar a conquista de um diploma.

“Não há idade para estudar, há desejo de aprender, e aprender com mais decisão, com mais vontade, com mais sede”, afirma Maristela Wagner Delwing. Hoje com 51 anos, ela voltou a estudar para cursar uma segunda graduação. Escolheu o Direito, na Univates, pela familiaridade que tinha com questões trabalhistas — a moradora de Estrela tem na bagagem a experiência de ter atuado no departamento de pessoal de empresas durante sua carreira.

Formada em Ciências Sociais na juventude, Maristela acredita que a experiência adquirida com o tempo e já ter família formada ajudaram na escolha por voltar a estudar. “Hoje, tenho mais tempo do que tinha aos 17, pois naquele tempo eu queria fazer tudo e, ao mesmo, não fazia nada”, lembra. “Agora, com os filhos crescidos e a vida financeira mais estável, é possível estudar com mais segurança e tranquilidade”, complementa.

Além da faculdade, Maristela faz estágio em um escritório de advocacia. “O estágio no escritório foi opção minha, pois para advogar é preciso ter experiência e conhecimento — seja da linguagem jurídica, postura, rotina do escritório e controle de planilhas”, exemplifica.

“Sempre planejei fazer faculdade após os 40”
Paulo Renato dos Santos tem 50 anos e iniciou o curso de História na Univates no ano passado. Na sua vida profissional, já desempenhou diversas funções — como fotógrafo, impressor, laboratorista e locutor de rádio. Ele conta que as experiências foram importantes para seu amadurecimento. “Sempre planejei fazer faculdade de História após os 40 anos. Procuro aproveitar ao máximo a minha experiência de vida no que diz respeito aos estudos”, compartilha.

Agora que Santos voltou às salas de aula, quer fazer desse ambiente sua segunda casa. E assim já o faz, de certa forma. Atualmente, ele faz estágio em uma escola de Ensino Fundamental de Estrela. Lá, atua com alunos dos anos iniciais no Programa Mais Educação. “Estou muito feliz em realizar esse trabalho, faço porque gosto. O ambiente na escola é excelente, tenho todas as condições para desenvolver as atividades propostas”, diz ele, empolgado.

Inscrições para o Vestibular
Estão abertas as inscrições para o Vestibular Univates. A prova única será aplicada no dia 27 de novembro, domingo, das 13h30min as 18h30min. A seleção se destina a 45 cursos de graduação e tecnólogos. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de novembro, pelo site www.univates.br/vestibular ou no Atendimento Univates, mediante pagamento de taxa de R$ 60,00 até o dia 24 de novembro.

Texto: Tiago Silva

Paulo Renato voltou a estudar para realizar seus sonhos

Artur Dullius

Maristela é estudante de Direito e realiza estágio em um escritório de advocacia