Cartilha sobre Dia de Segurança e Saúde nas escolas é disponibilizada

Postado em 06/10/2017 14h27min

Por -

Com o objetivo de ampliar as ações desenvolvidas em razão do Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, que ocorre no próximo dia 10 de outubro, a Univates produziu uma cartilha. O material, com sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas pelos professores do Ensino Médio, foi produzido pelos estudantes do Curso Técnico em Segurança do Trabalho.

Conforme o professor responsável pela elaboração do material, César Ricardo Locatelli, a Univates tem se envolvido na conscientização desta data há cinco anos. “Desde 2012, quando foi aprovada a lei que instituiu o dia reservado para divulgação de ações preventivas, estudantes e professores da Univates têm feito atividades voluntárias diretamente em escolas da região. Em 2017, para que mais instituições se engajem na causa de alertar para a importância do tema dos acidentes e para promover o comportamento seguro, foi confeccionada uma cartilha, em formato digital, que está sendo compartilhada gratuitamente”, explica Locatelli. Em 1972 o Brasil foi o país campeão de acidentes. Hoje ocupa o quarto lugar no ranking mundial.

Nesta primeira etapa a meta é atingir todas as escolas do Vale do Taquari. Para tanto, o material foi encaminhado para a Coordenadoria Regional de Educação com o pedido de reenvio para as direções das escolas.

Protagonismo dos estudantes

A demanda pela produção da cartilha partiu dos próprios estudantes, que perceberam que as palestras anuais eram muito importantes, porém só atingiam as escolas visitadas. Em 2016, depois de apresentados os resultados da ação em uma das turmas de Segurança do Trabalho, surgiu a ideia de elaborar um material a ser compartilhado com todas elas, contendo noções básicas de segurança. A cartilha foi elaborada com a colaboração do estudante Marcelo Teixeira dos Santos e do professor Cesar Locatelli.

Palestras

Seguindo o que tem sido feito desde a aprovação da Lei nº 12.645, no próximo dia 10 de outubro, mais três escolas receberão a palestra feita pelos estudantes do curso técnico em Segurança do Trabalho: E.E.E.M. Estrela (Estrela); E.E.E.M. Frei Caneca (Guaporé); e E.E.E.B. Padre Fernando (Roca Sales).

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail cesarlocatelli@univates.br.