Baja SAE Brasil acontece entre os dias 17 e 19

Postado em 08/11/2017 08h51min e atualizado em 08/11/2017 09h51min

Por Artur Dullius

A equipe Baja Univates Team participa, entre os dias 17 e 19 de novembro, da 15ª Baja SAE Brasil - Etapa Sul. O evento acontece na cidade de Passo Fundo/RS e envolve mais de 450 participantes de 18 universidades. A competição é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando a incrementar a preparação dos acadêmicos para o mercado de trabalho. Nesta edição, 20 estudantes dos cursos de Engenharia estarão representando a Univates.

Divulgação

Ao participar do programa Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. Ao longo da competição as equipes apresentarão seus projetos e buscarão soluções para eventuais problemas que encontrarem. Os veículos também serão avaliados em quesitos como segurança, conforto e motor, além de provas dinâmicas que envolvem aceleração, tração e desempenho.

No último dia do evento a Univates organizará transporte para levar os estudantes interessados em acompanhar a equipe. A saída será às 7h30min, em frente ao Prédio 11. Os interessados podem se inscrever em www.univates.br/agenda/7345. Mais informações podem ser conferidas pelo e-mail baja@univates.br.

Estreia do Baja Crazy Horse

Ana Amélia Ritt

Durante um ano, estudantes e professores da Univates dedicaram seus esforços para a produção do Crazy Horse III. O terceiro carro do projeto Baja Univates traz novas perspectivas para a equipe. Com melhora considerável nos aspectos mecânicos, o desenvolvimento do veículo marcou a renovação do grupo de voluntários. As adequações passam pelos sistemas de freios, suspensão e tração, com a utilização do novo sistema CVT (transmissão continuamente variável), que regula a tração do carro, semelhante a um câmbio automático, porém inteiramente mecânico. Além disso, questões eletrônicas, de design e segurança foram qualificadas.