Univates recebe visita de secretária executiva do Comung

Postado em 02/03/2018 11h37min e atualizado em 02/03/2018 11h41min

Por Artur Dullius

A Universidade do Vale do Taquari recebeu, na última quinta-feira, dia 1º, a visita da secretária executiva do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) em Brasília, Jaira Puppim. Jaira assumiu o cargo em setembro de 2017 e desde então tem visitado as universidades comunitárias do Rio Grande do Sul, com o propósito de se aproximar das instituições, auxiliando em futuros processos junto ao governo federal.

Na Univates, a secretária esteve reunida com a Reitoria para discutir possíveis demandas de novos projetos. Após, realizou visita pelo campus e se mostrou impressionada com a cultura da Universidade. “Percebi que a Universidade está em constante atualização. Isso não se vê apenas na estrutura física, que utiliza muito bem os recursos tecnológicos, mas também no discurso de todos que trabalham aqui. Existe uma visão de futuro”, descreveu.

Artur Dullius

Jaira será um canal de comunicação direta em Brasília, o que facilitará o acompanhamento e a tramitação de iniciativas das Instituições de Ensino Superior (IES) comunitárias. Questionada sobre o papel das universidades comunitárias na educação, a secretária disse ser necessário divulgar ainda mais os fins desse modelo de IES, que funciona com participação direta da comunidade. “Penso que essas universidades precisam cada vez mais ampliar o diálogo com alunos, ex-alunos e também com diferentes setores representativos da sociedade, para fortalecer ainda mais essa relação, pois é na própria comunidade que elas aplicam todo o resultado dos seus processos de ensino, pesquisa e inovações”, afirmou.