Curso de Engenharia de Software da Univates comemora cinco anos de existência

Postado em 29/03/2018 09h24min e atualizado em 29/03/2018 09h41min

Por Ana Amélia Ritt

Com foco no projeto e desenvolvimento de software, o curso de Engenharia de Software da Univates completa cinco anos em 2018. Com contínuo crescimento, o mercado de trabalho para engenheiros e profissionais de tecnologia de informação (TI) tende a demandar o dobro de profissionais nessa área do que o País conseguirá formar nos próximos anos.

Uma pesquisa realizada no final de 2017 revelou que 71% dos alunos do curso de Engenharia de Software da Univates estão trabalhando na área. Se forem considerados apenas os estudantes que estão na metade final do curso, o percentual sobe para 94%.

Divulgação

O software é universal e isso permite que os profissionais trabalhem em outros países. Existem muitas oportunidades, tanto para trabalho remoto quanto para viver em outro local
primeiro diplomado do curso, Samuel Henn, que está no mercado de trabalho desde 2009 e se formou em 2017B.

O profissional de Engenharia de Software graduado pela Univates tem como habilidades levantar requisitos, projetar, implementar e testar aplicativos, sejam eles para os ambientes desktop ou para a internet. Henn afirma que a Instituição contribuiu para seu crescimento profissional. “Tecnologias novas são apresentadas em aulas, os professores relatam sua experiência no mercado de trabalho e trazem para análise casos interessantes. Além disso, a Univates me auxiliou com a realização de eventos, workshops e com a troca de experiência entre alunos que trabalham em empresas diversas”, conta o diplomado.

Tuane Eggers

Mouriac Halen Diemer, coordenador do curso, destaca que ser um engenheiro de software é uma excelente ideia, pois a profissão está em constante crescimento. “A maior parte das atividades que realizamos diariamente é feita com o apoio de um software. O computador deixou de ser exclusivo das empresas ou grandes organizações para auxiliar no processamento das informações financeiras ou contábeis, cadastrar clientes e produtos ou emitir a folha de pagamentos. Você usa software para mandar uma mensagem, para chamar um táxi ou transporte particular e para organizar sua agenda diária. Você escreve textos usando um software, você faz serviços bancários usando um software. A programação de TV aberta ou fechada a que você assiste é digital, a fotografia que você compartilha nas redes sociais é digital. O mundo ao ser redor está repleto de softwares. As redes sociais são softwares”, lembra o professor.

Desde o início do curso, o currículo já passou por atualizações. Neste ano, o curso é organizado em ciclos de formação. “Nos primeiros dois anos o estudante é preparado com todos os fundamentos da computação e já estará preparado para desenvolver softwares de menor complexidade. Nos últimos anos do curso incorporam-se à formação as tecnologias mais complexas preparando o estudante para aplicações mais robustas em ambientes web e mobile”, explica Diemer.