Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Negócio de startup de estudante de Engenharia vence etapa nacional da maior competição de empreendedorismo universitário do mundo

Postado as 28/02/2024 09:03:47

Por Lais Pontin Matos

Divulgação/Acervo Pessoal

A LimbX conquistou o primeiro lugar entre as três empresas vencedoras.

 

“É uma sensação inexplicável: uma mistura de orgulho, gratidão e responsabilidade”. É assim que Natã Eduardo Ourives de Vargas, acadêmico do curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade do Vale do Taquari - Univates e fundador da LimbX, descreve a emoção de ter sido um dos três vencedores da etapa nacional do Global Student Entrepreneur Awards (GSEA), a maior competição de empreendedorismo universitário do mundo. O evento ocorreu em 16 de fevereiro na sede da Microsoft Brasil, em São Paulo.

A LimbX é uma startup de Santa Cruz do Sul especializada na fabricação de soluções personalizadas e inovadoras para pessoas que perderam membros superiores. A empresa desenvolve protótipos de próteses mioelétricas e biônicas que podem ser controladas pelo sinal elétrico da contração muscular dos usuários. O objetivo das próteses é devolver a independência e a autoestima aos amputados, permitindo que eles voltem a realizar suas atividades diárias sem dificuldades.

Vargas enumera as razões pelas quais acredita que sua startup se destacou na competição, conquistando o primeiro lugar entre as três empresas vencedoras e garantindo uma quantia em dinheiro de R$ 15 mil. “Nossa missão de tornar as próteses acessíveis e funcionais toca diretamente em um problema social crítico, mostrando um potencial de impacto real. Além disso, desde a fundação da LimbX, em maio de 2023, já conseguimos prototipar e validar nossa solução, iniciar testes com usuários e formar parcerias com instituições de ensino, parques tecnológicos, incubadoras e hospitais renomados. Creio que essa alta velocidade de execução seja bem avaliada”, pontua.

O estudante atribui boa parte do seu sucesso profissional à formação que está recebendo na Universidade.

Divulgação/Acervo Pessoal

Em 07 de março, Vargas estará na Cidade do México disputando a etapa regional (América Latina e Caribe) do GSEA.

A minha graduação em Engenharia de Controle e Automação me proporciona uma base sólida de conhecimentos técnicos e gerenciais. O ambiente acadêmico estimulante e a chance de ter podido participar de alguns projetos de pesquisa ampliaram minha visão empreendedora e minha capacidade de inovação. Levando em consideração tudo isso, posso dizer seguramente que a Univates também me ajudou a conquistar o prêmio
Natã Eduardo Ourives de Vargas, estudante de Engenharia de Controle e Automação da Univates.

Em 07 de março, Vargas estará na Cidade do México disputando a etapa regional (América Latina e Caribe) do GSEA. “Minhas expectativas para a próxima fase estão altas, mas também estou consciente dos desafios que virão. Espero poder compartilhar a história e o impacto da LimbX com um público ainda maior, além de aprender com empreendedores de toda a América Latina”, destaca. Se classificada, a startup segue para a etapa mundial, que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes, no mês de maio.

O prêmio que a LimbX ganhou reforça a importância do empreendedorismo social e da inovação tecnológica como motores de mudança positiva. Aproveito para agradecer o apoio que recebi da comunidade, dos mentores, do time da Entrepreneurs Organization e, principalmente, da minha equipe, que se dedicou e trabalhou duro para que chegássemos até aqui. Essa conquista é de todos nós e, juntos, continuaremos a trabalhar para tornar o mundo um lugar melhor, uma prótese por vez
Natã Eduardo Ourives de Vargas, estudante de Engenharia de Controle e Automação da Univates.

Evento ocorreu na sede da Microsoft, em São Paulo.

Divulgação/Acervo Pessoal

Saiba mais sobre o GSEA

O GSEA é a maior competição de empreendedorismo universitário do mundo. Para participar, é necessário ser dono de um negócio inovador, ter menos de 30 anos e estar frequentando o ensino superior (graduação, mestrado, doutorado).

A competição avalia, sobretudo, o empreendedor que está à frente do negócio, considerando sua jornada (história de vida, estratégias, o que construiu, o que pretende construir) e o desempenho da empresa (realizações desde a fundação, faturamento, estratégia de mercado, entre outros aspectos).

A competição acontece simultaneamente em vários países. No Brasil, ela começa pela etapa estadual e avança pela nacional. Na etapa global, os finalistas participam de um programa de televisão norte-americano sobre empreendedorismo transmitido pela Disney+ e concorrem a um prêmio de 50 mil dólares.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods-9