Saúde Univates recebe doação para compra de testes para coronavírus

Postado as 09/04/2020 09:51:00

Por Leonardo Seibel

Foto ilustrativa do Laboratório de Análises Clinicas Univates

A Universidade do Vale do Taquari - Univates recebeu a doação de R$ 150 mil da Metalúrgica Hassmann, de Imigrante, valor que será destinado para a compra de kits de testes para detectar o coronavírus. Desse valor, R$ 50 mil serão para a compra de testes rápidos, a serem repassados à Secretaria de Saúde do município de Imigrante. Já os outros R$ 100 mil serão destinados para a compra de testes PCR, iguais aos utilizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen), que serão realizados pelo Laboratório de Análises Clínicas Univates (LAC). Estes testes, mais complexos do que os testes rápidos, serão distribuídos ao Hospital Bruno Born, de Lajeado, e ao Hospital Estrela, de Estrela.

Carlos Hassmann, diretor da Metalúrgica Hassmann, fechou parcialmente a fábrica em 23 de março, e no dia 27 a indústria parou as atividades. “Estamos seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. Estamos em um momento em que é nossa obrigação participar e ajudar como pudermos. Sabemos das dificuldades do governo, e o poder público não tem como enfrentar este momento sozinho. A saúde não pode aguardar a burocracia que o poder público enfrenta. Como somos do Vale do Taquari e temos uma boa situação financeira, além de estarmos preocupados com nossos funcionários e com as pessoas da região, resolvemos tomar essa iniciativa. A Univates vem protagonizando um trabalho importante para a região e por isso destinamos a doação à Universidade para a compra de kits para realização de exames”, explica.

Para o diretor, mais empresas precisam se unir e apoiar as pessoas em vulnerabilidade. “As empresas precisam desenvolver cada vez mais o comprometimento social. Precisamos nos inserir na comunidade em que vivemos, em que temos nossos negócios. Esse deveria ser o pensamento de todos. A pandemia de coronavírus é de um impacto nunca antes visto. Algo que me chocou muito foi ouvir de minha mãe, com 92 anos, o desabafo: ‘eu não precisava mais passar por isso’. É uma situação muito triste, precisamos ser solidários principalmente com aqueles que menos têm. Quem pode ajudar neste momento deve dar seu máximo”, defende o empresário.

Segundo o reitor da Univates, Ney José Lazzari, a iniciativa é louvável. “Num momento em que todos estamos apreensivos com o futuro, o que nos mantém unidos, esperançosos e otimistas são as iniciativas de solidariedade que testemunhamos todos os dias. Muitas organizações, ao lado de universidades que fazem a diferença em suas comunidades, estão trabalhando em conjunto para salvar vidas e assegurar a qualidade de vida dos profissionais da área da saúde e dos pacientes. Esses movimentos nos emocionam e nos inspiram”, avalia.

Conforme o diretor de Serviços em Saúde da Univates, Jairo Hoerlle, atitudes como a da Metalúrgica Hassmann são grandes demonstrações de carinho e de preocupação com a população. “Nestes dias de pandemia e de combate ao coronavírus, nós da Univates ficamos muito felizes com os gestos de carinho, de doação e de preocupação legítima com o próximo. O gesto da Hassmann nos permitirá disponibilizar exames que beneficiarão pelo menos três municípios. A Univates, que é uma instituição comunitária, tem o prazer de realizar essa ponte entre empresas e sociedade. Juntos somos mais fortes no combate ao coronavírus”, completa.

Empresas que já contribuíram

Recentemente a Univates recebeu a doação de álcool da Prinz Vinagres para diluição e distribuição na rede de saúde. Outras empresas como a Construtora Privilege, Fruki, Girando Sol fizeram doação de insumos e materiais necessários para o atendimento em diversas frentes que a Univates está atuando.

Empresas interessadas em fazer contribuições devem preencher um formulário, disponível em bit.ly/doe-compre-kits, indicando a área de interesse para doação. Após a realização do cadastro, representantes da Univates entrarão em contato com a empresa para finalizar o processo.