Na tarde de quinta-feira (30) a Universidade do Vale do Taquari - Univates e a Prefeitura de Cachoeira do Sul firmaram contrato para compra de 600 testes com o objetivo de detectar a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, em casos suspeitos no município da região do Vale do Jacuí.
A Univates foi escolhida entre outros laboratórios consultados pela administração municipal em razão do tempo de entrega dos resultados, que é de aproximadamente 24 horas. Os resultados servirão para orientar a Prefeitura nas medidas de contenção do vírus no município e são essenciais para o estabelecimento das estratégias municipais de enfrentamento da doença.
Atualmente apenas profissionais de saúde com suspeita de Covid-19 e pacientes com sintomas graves são testados no Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do sul, sendo o material coletado enviado ao Laboratório Central (Lacen) do Estado, em Porto Alegre. O prazo de retorno dos resultados dos exames enviados para o Lacen pode chegar a 14 dias.
O teste realizado no LAC Univates
O diagnóstico pelo método de biologia molecular (RT-PCR) está baseado na identificação do vírus Sars-CoV-2 a partir da extração do material genético. A Univates possui dois equipamentos para a realização dos testes, com capacidade de verificação e testagem de até 100 amostras diárias.