Uma comitiva da Universidade do Vale do Taquari - Univates está no South Summit Brasil, em Porto Alegre. Participam do evento cerca de 15 gestores da Universidade e Fundação Univates. Durante três dias, Porto Alegre sedia o evento, que ocorre fora de Madrid, na Espanha, pela primeira vez em 10 anos, entre 4 e 6 de maio. São esperadas mais de 15 mil pessoas no evento, que é um dos maiores do mundo na área de inovação.
O evento é uma plataforma global para inovação e conexões. Reúne startups, corporações e investidores visando a gerar resultados e negócios. Os inscritos são de aproximadamente 80 países. Estão confirmados no South Summit Brasil 526 palestrantes, que compartilharão experiências na área da inovação e tecnologia em diferentes segmentos.
A reitora da Univates, professora Evania Schneider, que acompanhou o primeiro dia do evento, destacou a participação expressiva do Vale do Taquari no South Summit, seja com o Pro_Move Lajeado, com empresas ou com o próprio Tecnovates. “Estamos construindo uma cidade, um Vale, um estado e um país melhores a partir da inovação e da tecnologia. E a Univates se orgulha de fazer parte desse movimento. É um evento de grande aprendizado”, revelou.
“Estamos falando que o Estado pretende se tornar referência em inovação no mundo e, para isso, traz para cá um evento como o South Summit”, explica a coordenadora do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - Tecnovates, professora Cintia Agostini. “Um evento como esse abre a perspectiva para encararmos a Univates como uma Universidade inovadora, olhando para as tecnologias educacionais, e como podemos acessá-las, e para a pesquisa e o desenvolvimento”, detalha Cíntia, em uma fala que abrange, além do Tecnovates, toda a Universidade.
“Por isso temos, representando a Univates, diferentes áreas participando do evento, como, por exemplo, a área de Educação a Distância (EAD) se inspirando nas EdTechs, a área da Tecnologia da Informação, olhando para esses processos. É um grande ambiente de troca, de conhecimento e de networking. Em um evento como o South Summit, a Univates se coloca num ambiente de inovação e absorve movimentos que nele circulam”, finaliza a coordenadora.
Fundação Univates
A Fundação Univates esteve representada na programação do South Summit. O presidente, Ney José Lazzari, é um dos palestrantes do evento. No dia 5, às 9h, na atividade “Ecossistemas de inovação: cases do RS - Hélice, Pacto Alegre e Promove Lajeado (RS Innovation Stage)” ele esteve ao lado de Alsones Balestrin, secretário de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia, e Daniel M. Ely, vice-presidente executivo e CTO das Empresas Randon.
“O Estado do Rio Grande do Sul é conhecido pela sua capacidade de geração de conhecimento, pelos seus talentos e espírito empreendedor, pelo seu cada vez mais rico ecossistema de inovação e pela potência de seu agronegócio. Esses ingredientes permitem que se imagine que o Rio Grande do Sul pode assumir papel relevante e protagonista numa cadeia de inovação em sistemas alimentares que está se consolidando como uma das mais importantes e impactantes no século XXI – a que envolve os novos negócios associados à cadeia de alimentação – as FoodTechs”, descreve o manifesto da iniciativa.
A missão proposta pela Aliança é uma atuação conjunta e em sincronia para mapear potenciais, divulgar iniciativas, difundir boas práticas, estimular novos talentos por meio da educação formadora, desenhar políticas e programas de apoio, encontrar financiamento e apoiar na criação, desenvolvimento e expansão de negócios inovadores em todas as áreas dos sistemas alimentares.
A visão envolve tornar o Rio Grande do Sul referência na geração de inovações associadas à produção, comercialização, qualificação e distribuição de alimentos, agregando uma nova camada de valor ao ecossistema do food system e promovendo alimentos e práticas alimentares mais saudáveis, sustentáveis e seguras, que possam gerar renda, agregar valor a cadeias produtivas locais já existentes, promover redução do impacto ambiental e/ou contribuir para a mitigação da fome e melhor nutrição da população.