Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Escolas do Vale do Taquari se aproximam da biotecnologia por meio de oficinas promovidas pela Univates

Postado as 27/10/2022 21:03:01

Por Lucas George Wendt

Divulgação/Univates

Com o objetivo de oportunizar aos estudantes de Ensino Médio o contato com diferentes áreas da biotecnologia, o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Universidade do Vale do Taquari - Univates realiza anualmente oficinas que favorecem a aprendizagem e a aproximação com as pesquisas em andamento no PPGBiotec, auxiliando na escolha da futura carreira profissional dos participantes. As oficinas aconteceram de 17 a 21 de outubro. 

As temáticas abordadas estavam relacionadas às pesquisas vinculadas ao PPGBiotec nas áreas de Biotecnologia em Saúde e Biotecnologia Agroalimentar. Foram ofertadas 23 oficinas, 11 delas com temas diferentes. 

A atividade é promovida anualmente pelo PPGBiotec desde 2013. Por meio dessa ação, neste ano, aproximadamente 350 estudantes, oriundos de oito escolas de oito municípios, entraram em contato com os diversos temas que permeiam a área da biotecnologia, participando de atividades teóricas e práticas, que estimulam o interesse pelo Ensino Superior e pelo conhecimento científico e tecnológico. 

As atividades são executadas pelos discentes, mestrandos e doutorandos do PPGBiotec e por bolsistas de iniciação científica dos diferentes projetos de pesquisa, supervisionados pelos docentes do Programa.

Devido ao sucesso dessa iniciativa e à qualidade das atividades oferecidas, o evento foi contemplado com ajuda financeira do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), passando a fazer parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Neste ano o tema da SNCT é “O Bicentenário da Independência – 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil”. 

Divulgação/Univates

Divulgação/Univates

Divulgação/Univates

Divulgação/Univates

Divulgação/Univates

Divulgação/Univates

Divulgação/Univates

Saiba mais

As técnicas trabalhadas nas oficinas estão relacionadas à aplicação de proteínas no dia a dia, biotransformação de resíduos orgânicos em minhocários, produção de alimentos a partir do leite, extração do DNA, identificação morfológica do câncer e infertilidade masculina.  

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods