Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Mais de uma centena de pessoas usufruíram dos serviços do Escritório do Consumidor da Univates em 2022

Postado as 05/01/2023 11:20:12

Por Lucas George Wendt

Escritório do Consumidor (Econ) é o nome do projeto de extensão da Universidade do Vale do Taquari - Univates que objetiva trabalhar com relações de consumo, de forma a integrar a universidade e a comunidade.

A iniciativa é pensada em duas linhas: uma com o objetivo de conciliar as demandas do consumidor ou do fornecedor que entrar em contato com o Econ e a outra é fomentar a educação para o consumo nas escolas. Até setembro de 2022, cerca de 100 pessoas foram abrangidas pelo projeto, por meio de ações em escolas e de atendimentos presenciais.

Os atendimentos são orientações, esclarecimentos e encaminhamentos de acordos extrajudiciais entre consumidores e fornecedores; pesquisas, apresentações em  congressos e mostras de iniciação científica; confecção de materiais educativos em ações de prevenção ao consumo infantil; atuação em escolas e entidades que atendem idosos. No escopo do projeto em 2022 foi assinado um termo de cooperação com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul para a criação do Núcleo do Superendividamento, ação que deve ser realizada em 2023. 

Divulgação

Todas as atividades serão supervisionadas por professores vinculados ao projeto, e desenvolvidas em conformidade com as ações do Serviço de Assistência Jurídica (Sajur). Conforme a coordenadora do projeto, professora Marta Luisa Piccinini, “o projeto espera contribuir com informações para a conscientização de cidadãos e consumidores, de forma que estejam mais conscientes de seus direitos e responsabilidades no que diz respeito ao ato de consumir”. 

De acordo com a docente, o foco é na sustentabilidade e no combate ao consumismo inconsequente, oportunizando espaços para que o aprendizado dos alunos envolvidos seja para além da sala de aula. 

Divulgação

Na avaliação da docente é visível a contribuição do projeto na formação social dos estudantes a partir da inclusão do universitário na realidade local e regional. “Contribui para o seu processo formativo e ressalta a importância da sua atuação profissional no contexto social, considerando que a prática se dá pelo atendimento aos cidadãos que factualmente não poderiam pagar a consulta de um profissional da advocacia e, ao mesmo tempo, necessitam de orientação para sanar dúvidas gerais sobre suas demandas de consumo ou solucionar extrajudicialmente os conflitos existentes entre consumidor e fornecedor”.

O projeto pode ser renovado anualmente enquanto iniciativa de extensão acadêmica. Dessa forma, vem atuando desde 2018 e, dada a sua importância formativa e social, no ano de 2023 fará parte do currículo regular do curso de Direito - possibilitando aos estudantes do currículo Aula+ entrarem em contato com o tema do Direito do Consumidor na teoria e na prática.

Os atendimentos serão realizados na Univates por meio de horário agendado pelos telefones (51) 3714-7038 e (51) 3714-7000, ramal 5094, ou pelo e-mail econ@univates.br. Estudantes do curso de Direito podem se voluntariar pelo e-mail econ@univates.br e participar das capacitações para atuação no projeto. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods