Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram.
A professora Magali Quevedo Grave, que atua nos cursos da área de Ciências da Vida e Ciências Médicas da Universidade do Vale do Taquari - Univates, recentemente retornou ao Vale do Taquari depois de atuar, ao longo do segundo semestre de 2022, na Universidade Autônoma de Chihuahua (UACH), localizada no norte do México. A UACH conta com cerca de 30 mil estudantes e 3 mil professores, ofertando cursos em todas as áreas do conhecimento.
“Também viajamos para a cidade do México e lá visitamos o Centro Histórico, a Casa de Frida Khalo, o Museu Nacional de História e de Ciências Naturais, o Mercado Artesanal de Coyoacán, a praça Garibaldi (local onde há restaurantes típicos e os músicos - mariachis), as pirâmides de Teotihuacan, o Museu de Sítio, o cactário, dentro outras belezas naturais”, conta ela.
No México, a docente foi recebida por um casal de fisioterapeutas mexicanos, Monica Caballero (coordenadora do Centro de Reabilitação Física da UACH), e Nefi Yánez, por quem foi apresentada à cultura mexicana. O período em que esteve no País coincidiu com a data do “Grito de Independência Mexicana”, uma grande festa popular, comemorada em 16 de outubro. Magali também aproveitou o período para aprender espanhol.
Projeto Rondon
Quando retornou ao Brasil, a docente viajou novamente, desta vez para o interior da Bahia, onde, juntamente com a professora Fabiane Olegário, acompanhou o grupo de oito estudantes que participou da Operação Portal do Sertão, pelo Projeto Rondon, no município Serra Preta. “Tivemos atividades de manhã, tarde e noite, inclusive em finais de semana… Cumprimos a missão de capacitar pessoas e formar vários multiplicadores”. Magali foi rondonista há cerca de 38 anos, quando era estudante da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, momento em que teve a oportunidade de atuar pelo Rondon em Boa Vista/RR.
Tendo retornado a Lajeado para o semestre letivo, a professora Magali, em 2023A, realizará atividades de ensino nos cursos de Fisioterapia e Medicina; na área da extensão, coordenará no Projeto Ações Sociais e de Saúde em Gerontologia, no qual também atuará. Também coordenará os estágios do curso de Fisioterapia. Para a professora Magali, “não há palavras que expressam a grandeza das experiências vividas e compartilhadas. Sou muito agradecida por ter tido essas oportunidades”.
