Redação de aluno do Projeto Laboratório de Alfabetização - Alfabeletrando é premiada em concurso do programa Pacto Lajeado pela Paz

Postado as 15/12/2023 09:10:25

Por Lais Pontin Matos

Divulgação Univates/Lucas George Wendt

Redação de aluno do Projeto Laboratório de Alfabetização - Alfabeletrando foi premiada em concurso do programa Pacto Lajeado pela Paz.

“É preciso mais respeito uns com os outros, mais paciência e calma. Precisamos cuidar mais do nosso bairro, do nosso espaço”. Esse é um trecho da redação escrita por Raphael dos Santos Rodrigues, aluno do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Oscar Koefender.

Seu texto foi premiado no concurso do programa Pacto Lajeado pela Paz, que recebeu 576 produções de alunos da Educação Básica de Lajeado ao longo dos últimos três meses. Em 2023, o estudante participou da segunda edição do Projeto Laboratório de Alfabetização - Alfabeletrando, idealizado pela Universidade do Vale do Taquari - Univates e desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação do município.

O Pacto Lajeado pela Paz é uma iniciativa da Prefeitura de Lajeado que tem como objetivo fazer da cidade uma referência no combate à violência. Uma das ações realizadas no programa foi o Concurso de Redação, que buscou refletir sobre paz e atitudes não violentas. Alunos do 4º ao 9º ano das 18 escolas municipais de Ensino Fundamental de Lajeado escreveram textos dissertativos, narrativos, descritivos ou poéticos guiados pelo tema “A paz na minha escola e na comunidade”.

No momento de escolher as cinco melhores produções, a Comissão Julgadora, formada por professores e jornalistas, levou em consideração critérios como adequação do tema e do texto ao título, originalidade, relevância, distribuição, ordenação e encadeamento das ideias, ausência de contradições e redundâncias, vocabulário e ortografia.

A escrita dos textos ajudou os estudantes a desenvolverem ainda mais a criatividade, a originalidade e o raciocínio. Como compreende que essas habilidades cognitivas devem ser estimuladas desde os estágios iniciais da alfabetização, o Projeto Laboratório de Alfabetização - Alfabeletrando desempenha um papel importante na construção de alicerces para o aprendizado.

A coordenadora do projeto, professora Grasiela Kieling Bublitz, comemora o impacto significativo que o Alfabeletrando teve na formação de estudantes como Raphael.

Divulgação Univates/Antônio Luiz Marini Marchi

Professora Grasiela Bublitz.

Quando vimos a premiação e o nome do Raphael como o autor da redação escolhida, ficamos muito orgulhosos com a conquista. Uma das professoras do Alfabeletrando que deu aulas a ele relatou o quanto ele evoluiu no aprendizado da leitura e da escrita no decorrer do projeto. Que os sonhos do Raphael, descritos no texto, sejam realizados!
Professora Grasiela Bublitz.

Leia na íntegra a redação escrita pelo estudante Raphael dos Santos Rodrigues

A paz na minha comunidade

“No meu bairro tem muita briga, as pessoas ficam se xingando e se batendo. Essas atitudes causam medo nas crianças.

É preciso mais respeito uns com os outros, mais paciência e calma. Precisamos cuidar mais do nosso bairro, do nosso espaço.

Precisamos pensar mais no próximo e nos colocarmos no lugar do outro. Assim, talvez, conseguiremos entender as atitudes de cada um.

Sonho com um bairro mais tranquilo, sem precisar ter medo de sair na rua, onde as crianças possam sair na rua, se divertir e serem mais felizes.”

Divulgação/Pexels

Saiba mais sobre o Projeto Laboratório de Alfabetização - Alfabeletrando

Há dois anos, o Projeto Laboratório de Alfabetização - Alfabeletrando atende crianças de escolas da rede pública municipal de Lajeado que tiveram o aprendizado afetado pela pandemia de covid-19. As aulas regulares oferecidas durante a semana para os estudantes objetivam preencher lacunas nas áreas de leitura, escrita e matemática.

Em 2022, aproximadamente 500 crianças participaram do projeto. Já em 2023, o Alfabeletrando formou mais de 600 estudantes em uma cerimônia simbólica que ocorreu no Teatro Univates no mês de agosto.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods-4