Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Projeto de Astronomia realiza atividade para desvendar o equinócio de outono

Postado em 07/03/2012 15h

Por Tuane Eggers

No próximo dia 17, a equipe do projeto de Astronomia da Univates realizará uma atividade diferenciada. Entre os turnos manhã e tarde, a atividade "Outono no Vale: desvendando o equinócio" realizará medições da projeção do sol e acompanhamento da sua trajetória ao longo do dia, na área livre do Complexo Esportivo.

A ação busca determinar experimentalmente a latitude do lugar, além de demarcar a linha norte-sul, ou linha meridiana, que tem papel fundamental em medições astronômicas e na localização geográfica. Conforme a coordenadora do projeto, professora Sônia Gonzatti, uma haste vertical será fixada no solo. "A cada instante, a sombra dessa haste se projeta no chão, mudando de comprimento e de direção. As sombras serão medidas e marcadas com barbantes a cada hora do dia", explica.

De acordo com Sônia, essa atividade é feita em diferentes lugares do Brasil, Uruguai e Argentina, integrando um projeto maior de divulgação da Astronomia, a Ação conjunta de observação do Equinócio de Março. "A atividade busca chamar a atenção para fenômenos simples do dia a dia, que no cotidiano da vida moderna perdemos o hábito de observar", comenta.

O evento será aberto à comunidade em geral e não necessita de inscrições. Interessados poderão acompanhar as medições e solicitar informações aos organizadores. Em caso de condições climáticas desfavoráveis, a ação será transferida para o próximo dia 24.

A atividade conta com a parceria do Clube de Astronomia Amadora de Lajeado, fundado em 2011. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail caalajeado@googlegroups.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.

Saiba mais sobre equinócio

Equinócio é a data, com horário exato, em que o plano da órbita do Sol (eclíptica) e da Terra se cruzam. Ou ainda, é o instante exato em que o Sol atravessa o equador celeste, migrando do hemisfério sul para o norte.

A etimologia da palavra equinócio significa "dias e noites iguais". Eles ocorrem nos meses de março e setembro, quando definem mudanças de estação. Em março, o equinócio marca o início da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul. Em setembro, ocorre o inverso, quando o equinócio marca o início do outono no hemisfério norte e da primavera no hemisfério sul.

Em várias culturas nórdicas ancestrais, o equinócio da primavera era festejado com comemorações que deram origem a vários costumes, hoje relacionados com a Páscoa da religião cristã.

Texto: Tuane Eggers

Atividade busca chamar a atenção para fenômenos simples do dia a dia

Tuane Eggers

Notícias Relacionadas